Existem algumas maneiras de verificar se o seu telefone Android está enraizado.
1. Verifique o aplicativo Superusuário Superusuário é um aplicativo que permite gerenciar permissões de root. Se o seu telefone estiver enraizado, você deverá ter este aplicativo instalado. Para verificar, acesse a Play Store e pesquise “Superusuário”. Se estiver instalado, toque no botão "Abrir".
Se você não tiver o Superusuário instalado, isso não significa necessariamente que seu telefone não esteja enraizado. Existem outras maneiras de fazer root em um telefone sem instalar o Superusuário.
2. Verifique o número da versão O número da versão é um identificador exclusivo do software do seu telefone. Se o seu telefone estiver enraizado, o número da versão poderá ser alterado ou modificado. Para verificar o número da versão, vá para Configurações> Sobre o telefone> Número da versão.
Se o número da versão terminar com “_rooted”, é uma boa indicação de que o seu telefone está enraizado. No entanto, alguns métodos de root não alteram o número da compilação, portanto este não é um método infalível.
3. Use um aplicativo verificador de root Existem vários aplicativos de verificação de root disponíveis na Play Store. Esses aplicativos podem verificar seu telefone em busca de sinais de acesso root. Para usar um aplicativo verificador de root, basta baixá-lo e instalá-lo na Play Store e abri-lo. O aplicativo fará a varredura em seu telefone e informará se ele está enraizado.
Aqui estão alguns aplicativos populares de verificação de root:
* Verificador de raiz
* Fundamentos de raiz
* Kit de ferramentas raiz
4. Conecte seu telefone a um computador Se você tiver um telefone com acesso root, poderá conectá-lo a um computador e acessar o diretório raiz. Para fazer isso, você precisará ativar a depuração USB no seu telefone. Para fazer isso, vá para Configurações> Opções do desenvolvedor> Depuração USB e ligue-o.
Assim que a depuração USB estiver ativada, conecte seu telefone ao computador com um cabo USB. Em seguida, abra o aplicativo File Explorer em seu computador e vá para a seção “Meu Computador”. Você deverá ver seu telefone listado como um dispositivo. Clique duas vezes nele para abri-lo.
Se você conseguir acessar o diretório raiz do seu telefone, é uma boa indicação de que ele está enraizado. No entanto, alguns métodos de root não permitem acessar o diretório raiz, portanto este não é um método infalível.
5. Pergunte à pessoa que fez root no seu telefone Se você não fez root no seu telefone, pergunte à pessoa que fez isso por você se ele está rooteado. Eles deveriam ser capazes de lhe dizer com certeza.
Se ainda não tiver certeza se o seu telefone está enraizado, você pode entrar em contato com o fabricante ou operadora do telefone. Eles poderão dizer com certeza se o seu telefone está enraizado e como desenraizá-lo, se estiver.