Disco não inicializável ou provavelmente erro de NENHUM SO geralmente indica que o disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD) do seu computador não pode ser acessado ou reconhecido pelo firmware BIOS/UEFI durante o processo de inicialização. Isso pode acontecer por vários motivos.
Aqui estão algumas causas comuns da mensagem de erro:
1.
Ordem de inicialização incorreta: Certifique-se de que seu computador esteja configurado para inicializar a partir do dispositivo correto. Isso pode envolver a alteração das configurações de ordem de inicialização em seu BIOS/UEFI. Certifique-se de que o disco rígido ou SSD que contém o sistema operacional esteja definido como a primeira opção de inicialização.
2.
Cabos de disco rígido/SSD desconectados: Verifique se os cabos que conectam o disco rígido ou SSD à placa-mãe estão seguros. Cabos soltos ou danificados podem impedir a detecção da unidade.
3.
Disco rígido/SSD danificado: O disco rígido ou o próprio SSD podem estar com defeito ou danificados. Considere substituir a unidade se suspeitar que ela está danificada ou com defeito.
4.
Sistema operacional ausente: Se o disco rígido ou SSD não tiver um sistema operacional instalado, você encontrará a mensagem ‘NO OS’. Você precisará instalar um sistema operacional (como Windows ou Linux) para inicializar o sistema com êxito.
5.
Problemas no sistema de arquivos: Em casos raros, problemas com o sistema de arquivos podem causar falha no processo de inicialização. Tente reparar o sistema de arquivos usando ferramentas como ‘chkdsk’ (para Windows) ou ‘fsck’ (para Linux) de um USB inicializável ou ambiente de recuperação.
6.
Problemas do carregador de inicialização: O setor de inicialização ou carregador de inicialização pode estar corrompido ou ausente, impedindo o carregamento do sistema operacional. Pode ser necessário usar um USB inicializável ou disco de recuperação para reparar ou reinstalar o bootloader.
Se o disco não inicializar ou o erro NO OS ainda estiver ocorrendo após verificar os pontos acima, é recomendável procurar a ajuda de um técnico de informática qualificado ou entrar em contato com o fabricante do seu computador para obter mais assistência.