É difícil dizer definitivamente se é a placa -mãe ou a fonte de alimentação sem mais testes, pois ambos podem causar sintomas semelhantes (fãs girando, mas sem inicialização). No entanto, aqui está um colapso do que aponta para cada um e passos para solucionar problemas:
Provável fonte de alimentação (PSU) Problemas: *
Nenhuma postagem (poder no auto -teste): Este é o cenário mais provável se você vir os fãs girando, mas * nada * aparece no monitor. Nenhuma tela do BIOS, sem mensagens de erro, apenas uma tela preta. A PSU pode estar fornecendo energia suficiente para girar os ventiladores, mas não o suficiente para alimentar todos os componentes necessários para o post (CPU, RAM, etc.).
*
Deslocados aleatórios/reinicializações: Se o computador desligar aleatoriamente ou reiniciar durante a operação, poderá ser o PSU lutando para fornecer energia consistente. (Isso não se aplica, pois o seu não inicializa).
*
cheiro de queima: Um sinal óbvio, mas se você cheirar algo queimando da PSU, desligue -o imediatamente.
*
clicando em sons: Clicar em ruídos do PSU pode indicar um componente com falha.
Provérbios de placa -mãe: *
Códigos de bipe: Se você ouvir uma série de bipes durante a startup (mesmo com uma tela preta), essa é uma boa indicação de que a placa -mãe está tentando postar, mas encontrando um erro. O código de bipe específico pode apontar para o componente que causa o problema (geralmente RAM ou placa de vídeo). Você precisará procurar a tabela de código do bipe da sua placa -mãe (site ou manual do fabricante).
*
dano físico: Sinais óbvios como capacitores inchados (parecem pequenas latas na placa com tops abaulados), componentes queimados ou conectores quebrados.
*
sem exibição, mas de outra forma parece "normal": Às vezes, o chip gráfico integrado da placa -mãe (se tiver um) pode falhar. Se tudo o mais * parece * estar ligado (ventiladores, luzes), mas não há exibição, mesmo depois de experimentar um monitor e um cabo conhecido, isso pode apontar para a placa-mãe.
*
Falha em reconhecer o hardware: Se as configurações do BIOS forem perdidas com frequência ou se o sistema não reconhecer componentes instalados como RAM ou discos rígidos.
*
constante "em" estado: O computador liga assim que você o conecta ou se recusa a desligar, mesmo depois de segurar o botão liga / desliga.
Solução de problemas de etapas: Aqui está um processo lógico para diagnosticar o problema:
1.
conexões externas: *
monitor e cabo: Verifique se o seu monitor está ligado, conectado corretamente à placa de vídeo (ou placa -mãe se você estiver usando gráficos integrados) e o cabo está firmemente conectado nas duas extremidades. Experimente um cabo de monitor diferente.
*
cabo de alimentação: Verifique se o cabo de alimentação está conectado com segurança à fonte de alimentação e à saída da parede. Experimente uma saída de parede diferente.
2.
Configuração mínima (teste crucial): *
Desconecte tudo desnecessário: Isso é crítico. Desconecte todos os dispositivos USB (exceto teclado e mouse, se necessário, para acessar BIOS), discos rígidos, SSDs, unidades ópticas, cartões de expansão (placa de som, placa de rede etc.). Somente:
* Um bastão de RAM (no slot correto para operação de canal único - verifique o manual da placa -mãe).
* CPU (com refrigerador).
* Carta de vídeo (se você tiver um cartão dedicado; se não, use o vídeo integrado da placa -mãe).
* Monitor conectado à placa de vídeo (ou saída de vídeo da placa -mãe).
* Teclado (pode precisar de acesso ao BIOS)
*
Tente inicializar: Energia no sistema. O objetivo é ver se chega à tela do BIOS. Se isso acontecer, o problema é provavelmente um dos componentes que você removeu.
*
se ele inicializar com a configuração mínima: Reintroduz os componentes um de cada vez, testando após cada adição, até que o problema reapareça. Isso isola o componente com defeito.
3. Teste de RAM:
*
Experimente cada ram stick individualmente: Se você tiver vários módulos de RAM, tente inicializar com apenas um instalado no slot correto (consulte o manual da placa -mãe). Repita com cada bastão. Um bastão de RAM com defeito pode evitar a inicialização.
*
Experimente diferentes slots de RAM: Mesmo que um bastão pareça bom, tente em um slot de RAM diferente. Um slot de RAM com defeito na placa -mãe pode causar problemas.
4.
Teste de placa de vídeo (se aplicável): *
Se você tiver uma placa de vídeo dedicada, remova -a e tente usar os gráficos integrados: (Se sua placa -mãe tiver gráficos integrados). Isso descartará uma placa de vídeo com defeito.
*
Experimente uma placa de vídeo diferente: Se você tiver uma placa de vídeo sobressalente (mesmo barata), tente usá -la.
5.
Teste de fonte de alimentação: *
O teste de papel -clipe (use com cautela): Este é um teste muito básico que só verifica se a PSU liga e gira seu ventilador. * Não garante que o PSU esteja fornecendo as tensões corretas.
Aviso: Execute isso apenas se você estiver confortável trabalhando com eletrônicos e entenda os riscos. Executar incorretamente o teste de clipe de papel pode danificar a PSU.
1. Desconecte o PSU do computador.
2. Localize o conector ATX de 24 pinos.
3. Dobre um clipe de papel em uma forma de U.
4. Insira uma extremidade do clipe de papel no slot de fio verde e a outra extremidade em qualquer slot de fio preto no conector de 24 pinos.
5. Conecte o PSU na tomada da parede.
6. Se o ventilador girar, o PSU está * provavelmente * ligando (mas não necessariamente funcionando corretamente sob carga). Se o ventilador não * girar, o PSU provavelmente está morto.
*
Pegue um bom bem conhecido PSU: A melhor maneira de testar o PSU é trocá-lo com uma PSU compatível e bem conhecida de potência suficiente. Se o sistema inicializar com o novo PSU, o PSU original é o problema.
*
Teste de multímetro (avançado): Use um multímetro para testar a saída de tensões pelo PSU. Você precisará saber as tensões corretas para cada fio (geralmente +12V, +5V, +3,3V). Se as tensões estiverem significativamente fora de intervalo, o PSU estará com defeito. Isso requer algum conhecimento eletrônico.
6.
problemas da CPU: Embora muito menos provável, tente reasgar a CPU (remova o refrigerador e a CPU, inspecione os pinos dobrados no soquete da CPU e reinstale). Certifique -se de aplicar a pasta térmica corretamente ao colocar o refrigerador novamente.
7.
Inspeção da placa -mãe: Examine cuidadosamente a placa -mãe quanto a quaisquer sinais de dano:
*
Capacitores inchados ou vazando: Procure pequenos componentes cilíndricos (capacitores) que possuem tops abaulados ou sinais de vazamento.
* Áreas queimadas: Verifique se há áreas descoloridas ou queimadas no quadro.
*
conectores danificados: Inspecione todos os conectores quanto a pinos dobrados ou quebrados.
em resumo: *
comece com a configuração mínima. Este é o passo mais importante.
*
testar o PSU é crucial. Se você pode emprestar uma PSU de bem conhecida, essa é a melhor maneira de diagnosticar.
*
Inspecione a placa -mãe cuidadosamente quanto a danos físicos. Se você passou por essas etapas e ainda não consegue identificar o problema, é provável que seja uma placa -mãe com defeito. É possível levá -lo a um profissional para testar ou começar a substituir peças.
Notas importantes: * eletricidade estática: Sempre se aterre antes de trabalhar dentro do computador para evitar a descarga estática.
*
desligar: Sempre desconecte o cabo de alimentação antes de trabalhar dentro do computador.
*
Consulte os manuais: Consulte a placa -mãe e os manuais da fonte de alimentação para obter instruções específicas e precauções de segurança.
*
Garantia: Verifique se algum de seus componentes ainda está na garantia.
Boa sorte!