Desde o dia do processador Intel Pentium originais , quase todos os processadores de computador têm exigido dissipadores de calor e ventiladores para refrigeração . Desde então , a velocidade dos componentes de computador aumentou exponencialmente , e os sistemas de refrigeração tornou-se mais elaborada . Sistema de refrigeração de um computador é a sua primeira linha de defesa contra o superaquecimento. Se o sistema de refrigeração falhar, no entanto, a maioria dos computadores têm vários recursos de backup para evitar danos aos componentes . Cooling System Design
O projeto do sistema de refrigeração de um computador é o fator mais importante na prevenção de superaquecimento. O sistema mais simples de arrefecimento tem geralmente dois ventiladores : uma sobre o processador e outro no interior do fornecimento de energia na parte traseira do computador . A ventoinha de fornecimento de energia expele ar quente a partir da traseira da máquina . Alguns computadores também podem ter os fãs da placa de vídeo e os fãs de admissão para trazer ar fresco através da parte frontal da máquina. Além disso , um computador inclui pelo menos um dissipador de calor para o processador . Um dissipador de calor tem muitas aletas de metal fina , e grampos para a superfície do processador . As aletas de retirar calor a partir do processador e permitir que o ventilador a funcionar mais eficientemente . Um computador , muitas vezes tem dissipadores de calor adicionais para a placa de vídeo e outros componentes da placa-mãe .
Variable Fan Speed
Um ventilador de computador raramente precisa girar em sua velocidade máxima possível, todos os momentos . A maioria das placas-mãe de computador têm a capacidade de variar a voltagem enviada para os fãs de mudar a sua velocidade. Durante os períodos em que o computador está ocioso ou a executar aplicações de baixa demanda , os fãs girar em baixa velocidade para evitar que o computador produzindo excesso de ruído . Quando você joga um jogo ou iniciar outro aplicativo de alta demanda , a placa-mãe aumenta a velocidade do ventilador para manter o computador dentro da faixa de temperatura de funcionamento adequada.
CPU Proteção Térmica
< br >
processadores modernos têm proteção interna para evitar danos permanentes ocorra no caso de um aumento de temperatura. Geralmente, um processador responde a isso com uma redução de velocidade temporárias, com muito mais lento do que a sua velocidade máxima até que o sistema de refrigeração do computador é capaz de resolver o problema. Processadores mais antigos têm diferentes implementações de proteção térmica , como bloquear o computador ou desligá-lo .
Fan Failure aviso
Muitas placas-mãe que têm a capacidade de variar um computador de velocidades do ventilador também tem a capacidade de detectar quando um ventilador não está girando. Se um ventilador CPU falhar, o processador irá atingir rapidamente os níveis de calor perigosos . Dependendo do seu computador , isso pode desencadear um bip do alto-falante interno do computador , uma mensagem de aviso no Windows ou um prompt quando você ligar o computador .