Unidades centrais de processamento , ou CPUs, não falham muitas vezes, mas quando o fazem , o fracasso é muitas vezes difícil de identificar. Isso ocorre porque outros componentes danificados , como a fonte de alimentação ou placa-mãe , imitar uma falha no processador . Substituindo um processador com o outro é a melhor maneira de diagnosticar uma falha . Se você não pode fazer isso, a maioria dos computadores têm outras formas de alertá-lo para um problema com o processador. Verifique se há superaquecimento
Um computador desliga-se se ele começa a superaquecer. Se o seu computador é desligado de forma aleatória, especialmente dentro de alguns segundos de ligá-lo , o processador poderia ser superaquecimento. Isso não significa que o processador falhou, mas se você continuar a permitir que um superaquecimento , pode causar danos permanentes. Para verificar se há superaquecimento, colocar o computador em um local fresco e bem ventilado. Remova o pó dos fãs do processador e ventiladores , e verificar os fãs para se certificar que estão funcionando adequadamente. Nunca bloqueie as aberturas de ventilação com qualquer objeto.
Ouvir os bipes
Quando o computador é iniciado , a sua BIOS , ou Sistema Básico de Entrada /Saída , executa um power-on auto-teste (POST). Se o computador detecta um problema com qualquer equipamento ligado , ele emite um sinal sonoro para alertar sobre o problema. Reinicie o computador e ouvir sinais sonoros . Códigos de bip diferem dependendo do modelo do seu computador. Em geral, cinco ou sete bips curtos indicam uma falha no processador . Outros padrões de bip estranhos indicar um problema com um componente diferente , como a RAM, placa-mãe ou monitor. Consulte o manual do usuário para diagnosticar corretamente bips do BIOS do computador .
Examine o processador
Se o computador continuar a mostrar sinais de um problema , abra o caso e encontrar o processador. Procure e apertar parafusos soltos ao redor do processador. Se o processador estiver solto, não faz contato com a placa-mãe , e não vai funcionar. Verifique a pasta térmica entre o processador eo dissipador de calor . Adicionar o composto mais térmico , se necessário . Bebidas derramadas , alimentos e poeira , por vezes, ficar preso sob o processador, fazendo com que ele falhe. Se você ver essas coisas , limpe-os cuidadosamente longe do processador. Se algum líquido foi derramado sobre o processador , ele pode não funcionar mais .
Testar um processador de substituição
A única maneira de diagnosticar com precisão um processador quebrado é tentar uma diferente um . Encontre um processador que funciona e substituir o seu processador com ele. Se o computador iniciar normalmente e corre sem problemas , então o seu processador original está danificado. Se , contudo , o computador continuará a comportar-se de forma irregular , uma outra componente falhou , não pelo processador. Se você não tem um processador de reposição na mão para executar este teste , levar seu computador a uma loja de reparo . Oficinas de automóveis têm o equipamento para fazer este teste para você.