Para que uma placa de PC (também conhecida como PCMCIA Cards) funcione, um sistema operacional (OS) deve fornecer vários serviços -chave:
1. Suporte de cardbus e pcmcia: *
Drivers: O sistema operacional precisa de drivers que suportem especificamente os padrões Cardbus e PCMCIA. Esses motoristas atuam como tradutores, permitindo que o sistema operacional e o cartão se comuniquem.
*
Serviços de cartão: Esta é uma camada de software que gerencia a presença, a remoção e a alocação de recursos do cartão. Ele lida com a natureza de "troca a quente" das placas PC, permitindo inserção e remoção enquanto o computador está em execução.
* Serviços de soquete
: Eles gerenciam a conexão física entre o cartão e o computador. Eles lidam com o gerenciamento de energia, as solicitações de interrupção e a transferência de dados para e para o cartão.
2. Gerenciamento de recursos: *
E/S Endereços: O sistema operacional atribui endereços de E/S exclusivos a cada cartão para que o sistema possa se comunicar com ele.
*
IRQs (linhas de solicitação de interrupção): O sistema operacional aloca linhas de interrupção exclusivas para permitir que o cartão sinalize a CPU quando precisar de atenção.
* canais DMA (acesso direto na memória): Para transferência de dados em alta velocidade, o sistema operacional pode precisar atribuir canais DMA, permitindo que o cartão acesse diretamente a memória do sistema.
3. Configuração e gerenciamento de energia: *
Estrutura de informação do cartão (CIS): O sistema operacional lê essa estrutura no cartão para determinar sua configuração, recursos necessários e recursos suportados.
*
Gerenciamento de energia: O sistema operacional gerencia o estado de energia do cartão, potencialmente colocando-o em um modo de baixa potência quando não estiver em uso.
4. Drivers de dispositivo: * Embora o sistema operacional forneça suporte geral ao cardbus/pcmcia, ele também precisa de drivers de dispositivo específicos para a funcionalidade fornecida pelo próprio cartão. Por exemplo, se for uma placa de rede, é necessário um driver de rede.
Relevância moderna: Embora as cartas de PC fossem comuns no passado, elas foram amplamente substituídas por tecnologias mais recentes como USB e PCIE. Muitos sistemas operacionais modernos ainda oferecem algum nível de suporte herdado para cartões para PC, mas não é tão prevalente quanto antes.