Não há uma única senha universal para o usuário root em todas as distribuições Linux. Aqui está o porquê e o que você precisa saber:
*
Nenhuma senha padrão em algumas distribuições: Muitas distribuições modernas do Linux (como Ubuntu, Fedora e seus derivados) intencionalmente * desativam * a conta raiz por padrão. Não há nenhum conjunto de senha. Esta é uma medida de segurança para incentivar os usuários a usar `sudo` para tarefas administrativas.
*
Senha definida durante a instalação: Nas distribuições em que a conta raiz * está * ativada, você geralmente é solicitado a definir a senha raiz durante o processo de instalação do sistema operacional.
*
`sudo` é o método preferido: A maneira recomendada de executar tarefas administrativas é usar o comando `sudo` seguido pelo comando que você deseja executar como root. Você será solicitado a * sua * senha de usuário (se tiver privilégios de sudo), não a senha raiz.
*
Como ativar/redefinir a senha raiz (se necessário): Se a conta raiz estiver desativada ou você esqueceu a senha raiz, poderá redefini -la usando o comando `sudo` (se você tiver privilégios de sudo) ou do modo de recuperação.
*
usando `sudo` (se você tem acesso sudo): `` `BASH
Raiz passada sudo
`` `
Isso solicitará sua senha de usuário e, em seguida, permitirá definir uma nova senha para o usuário root.
*
Modo de recuperação (se você não tiver acesso sudo ou não pode fazer login): 1. Reinicie seu sistema.
2. Interrompa o processo de inicialização (geralmente pressionando uma tecla como ESC, F2, F12 ou Excluir - verifique a documentação do seu computador).
3. Selecione as "opções avançadas" (ou similares) no menu Grub.
4. Escolha o kernel do modo de recuperação.
5. Você pode receber um menu. Selecione "root" para obter um shell de raiz. Como alternativa, você pode ser descartado diretamente em uma concha raiz.
6. Remonte o sistema de arquivos raiz no modo de leitura-gravação:
`` `BASH
Mount -o Remount, RW /
`` `
7. Altere a senha raiz:
`` `BASH
raiz passada
`` `
8. Reinicie seu sistema:
`` `BASH
reinício
`` `
Considerações importantes de segurança: *
Evite fazer login diretamente como raiz: Geralmente, é uma prática recomendada evitar o login diretamente como o usuário root. O uso de `sudo` fornece uma melhor auditoria e ajuda a evitar erros acidentais.
*
Senha forte: Se você ativar a conta raiz, escolha uma senha forte e exclusiva.
*
Desativar o login da raiz SSH: Para segurança aprimorada, desative o login root via SSH. Edite o arquivo `/etc/ssh/sshd_config` e defina` permitrootlogin no`. Em seguida, reinicie o serviço SSH:`sudo systemctl reinicie sshd` (ou` sudo serviço ssh reinicialt` em sistemas mais antigos). Os usuários ainda podem `sudo` depois de fazer login com suas próprias contas.
em resumo: A senha para `SU root` é a senha definida durante a instalação (se a conta raiz foi ativada) ou está desativada por padrão e você precisará ativá -la e definir uma senha usando os métodos descritos acima. Lembre -se de priorizar o uso de `sudo` em vez de fazer login diretamente como root.