Ok, vamos esclarecer algo importante primeiro:
*
A configuração do CMOS/BIOS não é a mesma que uma senha/senha de login do sistema: O BIOS (ou UEFI, sua substituição moderna) é o firmware que é executado * antes * do sistema operacional carrega. O CMOS (complementar o óxido de metal-semicondutor) é um tipo de chip de memória que armazena as configurações do BIOS. A senha do sistema geralmente é uma senha de conta de usuário para fazer login no próprio sistema operacional.
*
Você pode acessar o BIOS/UEFI, mesmo que saiba a senha de login do Windows/OS. A senha do sistema operacional controla apenas o acesso ao sistema operacional, não as configurações de hardware armazenadas no BIOS.
Acessando a configuração do BIOS/UEFI A chave para acessar a configuração do BIOS/UEFI é pressionar uma tecla específica *durante o processo de inicialização do computador *. Isso geralmente é logo após a alimentação da máquina e antes do sistema operacional (Windows, MacOS, Linux) começar a carregar.
Aqui está o processo geral:
1.
reiniciar ou poder em seu computador: Reinicie totalmente ou energia em seu computador.
2.
Observe o prompt: Imediatamente após a liga, observe a tela uma breve mensagem que informa qual tecla pressionar. Essa mensagem geralmente diz algo como "Pressione Del para entrar na configuração", "Pressione F2 for BIOS", "Menu de inicialização:pressione F12" etc. Geralmente é exibido muito rapidamente, por isso esteja atento.
3.
Pressione a tecla correta repetidamente: Assim que você vir a mensagem (ou mesmo se você não a vir, mas sabe qual chave tentar), comece a pressionar a tecla repetidamente (como tocá -la, não segurando -a). Não espere muito, pois o processo de inicialização continuará e você perderá a chance.
4.
teclas comuns: As chaves mais comuns são:
*
excluir (del) *
f2 *
f12 *
esc *
f1 *
f10 Alguns fabricantes usam teclas menos comuns. Consulte a lista abaixo.
5.
se você perder: Se você pressionar a tecla tarde demais ou as botas de computador no sistema operacional, basta reiniciar o computador e tentar novamente.
Variações -chave do fabricante (exemplos): *
Acer: F2, exclua
*
asrock: F2, exclua
*
asus: Delete, f2
*
Dell: F2, F12
*
hp: ESC, F10, F1
*
Lenovo: F2, fn + f2
*
msi: Excluir
*
Samsung: F2
*
Sony: F2
*
Toshiba: F2, F12
Considerações importantes: *
Startup rápido/desligamento híbrido (Windows): O Windows possui um recurso "Fast Startup" (às vezes chamado de "desligamento híbrido") que pode interferir no acesso ao BIOS. Ele não desligou completamente o computador, dificultando a interrupção do processo de inicialização. Para ignorar isso:
*
Reiniciar dentro do Windows: É mais provável que um reinício completo permita o acesso ao BIOS do que a um simples desligamento e energia.
*
Desative a inicialização rápida: (Esta é uma solução permanente se você precisar frequentemente acessar o BIOS). No Windows:
1. Vá para o painel de controle> Opções de energia> Escolha o que os botões de energia fazem.
2. Clique em "Alterar configurações que estão indisponíveis atualmente".
3. Desmarque "Ligue a inicialização rápida (recomendada)".
4. Salvar alterações.
* Interface
UEFI: Os computadores modernos usam a UEFI (interface de firmware extensível unificada) em vez da BIOS mais antiga. O UEFI possui uma interface gráfica e suporte ao mouse. A chave para acessar permanece a mesma, mas a aparência da tela de configuração será diferente.
*
Documentação do fabricante: A fonte de informação mais confiável é a documentação do seu computador ou da placa -mãe. Verifique o manual para a tecla específica para pressionar. Muitas vezes, você pode encontrar essas informações no site do fabricante pesquisando o número do modelo do seu computador.
em resumo: Encontre a tecla correta para o seu computador (geralmente exibida brevemente na inicialização) e pressione -a repetidamente imediatamente após a alimentação da máquina para entrar na configuração do BIOS/UEFI. Sua senha do sistema operacional não tem nada a ver com esse processo.