Um computador pode parecer "sempre ocupado" por vários motivos, mesmo quando você não está usando ativamente:
*
Processos de fundo: Muitos programas são executados em segundo plano sem você interagir diretamente com eles. Estes incluem:
*
Processos do sistema operacional: Windows, MacOS e Linux têm serviços essenciais em execução constantemente para gerenciar arquivos, redes, segurança e hardware.
*
software antivírus/anti-malware: Esses programas procuram constantemente ameaças.
*
Atualizações de software: Os programas costumam ver e baixar atualizações em segundo plano.
*
Sincronização em nuvem: Serviços como Dropbox, OneDrive e Google Drive constantemente verificam e sincronizam arquivos.
*
Serviços de indexação: Seu computador indexa arquivos para permitir pesquisas mais rápidas.
*
Aplicações intensivas em recursos: Mesmo se você encerrar um programa, ele ainda pode estar usando recursos, principalmente se não desligou de maneira limpa ou se for projetada para executar continuamente (como um cliente de torrent ou um servidor).
*
problemas de hardware: Um disco rígido com falha ou outro componente de hardware pode fazer com que o computador funcione mais do que o habitual, levando a um maior uso de CPU e disco.
* Malware
: O software malicioso pode usar secretamente os recursos do seu computador para atividades como mineração de criptomoedas ou envio de spam. Isso geralmente é indetectável sem software de segurança.
*
Alta atividade de disco: O disco rígido (ou SSD) pode estar constantemente trabalhando em coisas como desfragmentação (menos comum nos SSDs), indexação ou gravação de arquivos temporários.
Para descobrir * Por que * seu computador está sempre ocupado, você deve:
1.
Verifique seu gerenciador de tarefas (Windows) ou Monitor de Atividade (MacOS): Essas ferramentas mostram quais processos estão usando os recursos mais CPU, memória e disco. Isso ajudará você a identificar o culpado.
2.
Execute uma varredura de malware: Use seu software antivírus para garantir que nada de malicioso esteja em execução.
3.
Verifique sua saúde do disco rígido: Se você suspeitar de um problema de hardware, use ferramentas de diagnóstico para avaliar a saúde do seu disco rígido.
4.
Monitore o uso de recursos ao longo do tempo: Observe padrões. O alto uso é constante, ou aumenta em determinados momentos? Isso pode ajudar a identificar a causa.
Se você verificou essas coisas e ainda não consegue encontrar o motivo, fornecendo mais detalhes sobre as especificações do seu computador e os sintomas (por exemplo, desempenho lento, alta velocidade do ventilador, mensagens de erro específicas) ajudariam a diagnosticar o problema.