Não existe um único tipo de vírus que definitivamente * não existe *, pois a virologia está constantemente descobrindo novos vírus. No entanto, podemos falar sobre vírus hipotéticos ou teoricamente impossíveis:
*
vírus que violam os princípios fundamentais da biologia: Por exemplo, um vírus que poderia se replicar sem usar as máquinas de uma célula hospedeira ou um vírus com um código genético completamente diferente do que qualquer coisa conhecido seria considerado impossível com base em nosso entendimento atual.
*
vírus com características específicas e contraditórias: Teoricamente, você poderia propor um vírus que é simultaneamente baseado em DNA e baseado em RNA, ou que infecta procariontes e eucariotos usando mecanismos completamente incompatíveis. Essas combinações não são conhecidas e provavelmente impossíveis, dadas as restrições biológicas.
Essencialmente, embora não possamos dizer que um tipo de vírus * chamado * específico * não existe, podemos dizer que vírus com certas propriedades impossíveis são inexistentes.