Sim, um arquivo zip pode conter absolutamente um vírus ou outro malware.
Aqui está o porquê:
*
Hiding Place: Os arquivos ZIP são simplesmente contêineres que comprimem um ou mais arquivos. Essa compactação os torna convenientes para compartilhar, mas também pode mascarar conteúdo malicioso de um rápido olhar ou varreduras básicas de antivírus.
*
Explorando vulnerabilidades: Alguns vírus são projetados para explorar vulnerabilidades em como os sistemas ou programas operacionais lidam com arquivos ZIP. Isso pode permitir que eles sejam executados automaticamente quando você abrir ou extrair o conteúdo.
*
táticas de disfarce: Os criadores de malware geralmente fornecem arquivos maliciosos em um nomes inocentes de arquivo zip ou disfarçam-os como tipos de arquivos comuns (como imagens ou documentos) para induzi-lo a abri-los.
Como se proteger: *
seja cauteloso com os arquivos ZIP de fontes desconhecidas ou não confiáveis. Não abra arquivos ZIP recebidos por anexos de email ou baixados de sites suspeitos, a menos que você tenha certeza absoluta de sua origem e conteúdo.
*
Use um programa antivírus respeitável e mantenha -o atualizado. Isso ajudará a detectar e bloquear muitas ameaças conhecidas.
*
digitalize todos os arquivos zip baixados Antes de extraí -los, mesmo que eles venham de uma fonte de confiança.
*
Desconfie de arquivos nos arquivos ZIP que possuem extensões duplas (por exemplo, "Picture.jpg.exe"). Esta é uma tática comum para ocultar a verdadeira natureza de um arquivo.
*
Se você não tiver certeza sobre um arquivo zip, não abra. É melhor estar seguro do que remediar.
Lembre -se de que a vigilância é fundamental ao lidar com quaisquer arquivos baixados da Internet.