A exclusão de um vírus de computador requer uma abordagem sistemática. Aqui está uma sugestão:
1. Inicialize no modo de segurança: - Reinicie o computador e pressione continuamente a tecla “F8” (ou a tecla apropriada para o seu computador) para entrar no menu Opções avançadas de inicialização.
- Selecione "Modo de segurança com rede" para iniciar o computador com o mínimo de programas e serviços em execução.
2. Desconecte-se da Internet: - Desligue o Wi-Fi ou desconecte o cabo Ethernet para evitar que o vírus se espalhe ou baixe software malicioso adicional.
3. Atualizar software antivírus: - Abra seu software antivírus e verifique se há atualizações. Certifique-se de estar executando a versão mais recente com as definições de vírus mais atualizadas.
4. Execute uma verificação completa do sistema: - Execute uma verificação completa de todo o seu computador com o software antivírus. Seja paciente, pois isso pode levar algum tempo.
5. Excluir arquivos infectados: - Após a verificação, selecione todos os arquivos infectados ou suspeitos e escolha a opção “Excluir” ou “Quarentena” em seu software antivírus.
6. Reinicializar no modo normal: - Reinicie o computador no modo normal para inicializar o sistema operacional normalmente.
7. Excluir arquivos temporários: - Abra seu software antivírus e procure uma seção para excluir arquivos temporários ou arquivos de quarentena. Remova-os para garantir que o vírus seja completamente removido.
8. Limpar pastas temporárias: - Pressione “Windows Key + R”, digite “%temp%” e pressione “Enter” para abrir a pasta Temp. Exclua todos os arquivos e pastas dentro dele.
9. Digitalizar dispositivos externos: - Se você suspeitar que outros dispositivos podem ter sido infectados, como unidades USB, discos rígidos externos ou cartões de memória, conecte-os ao computador e verifique-os com software antivírus.
10. Verifique as extensões do navegador: - Abra seus navegadores da web e desative ou remova quaisquer extensões ou complementos de navegador suspeitos.
11. Alterar senhas: - Depois de remover o vírus, altere as senhas de todas as contas importantes (e-mail, redes sociais, bancos, etc.) para garantir que o vírus não as comprometa.
12. Monitorar atividade: - Mantenha seu software antivírus em execução em segundo plano e monitore seus relatórios em busca de atividades suspeitas.
13. Fique atualizado: - Instale atualizações de sistema operacional e software assim que estiverem disponíveis para garantir que seu sistema permaneça protegido contra ameaças emergentes.
Lembre-se de que alguns vírus podem ser particularmente teimosos e exigir técnicas avançadas de remoção. Se você não conseguir excluir o vírus seguindo as etapas acima, considere procurar ajuda de um profissional de segurança de computador ou entrar em contato com a equipe de suporte técnico do seu software antivírus.