programação de banco de dados usando o Visual Basic 6.0 depende do ADO ( ActiveX Data Objects ) arquitetura Object Model . Esta é uma arquitetura menos complicado do que o anterior ( DAO Data Access Objects ) ou RDO ( Remote Data Objects ) modelos . Ironicamente , embora a própria arquitectura é mais simples , os elementos dentro ADO são mais complexo , embora oferecem maior versatilidade ao programador de banco de dados . ADO Connection Object
O objeto de conexão descreve os elementos necessários para se conectar com uma fonte de dados , incluindo a localização do servidor de banco de dados , o nome do banco de dados eo nome de usuário e senha. As propriedades da conexão objeção ADO deve incluir todas as informações necessárias antes de ocorrer uma conexão. Estes são: Fonte de Dados, o nome do SQL (Structured Query Language servidor ) ou DSN ( Data Source Name ), o nome do arquivo eo catálogo inicial , que é a conexão banco de dados padrão , a senha e User ID ; persistente Informações de Segurança , especificando se o ID de usuário e senha são armazenados com o link , eo provedor , que é o nome do OLE DB (Object Linking and Embedding Banco de Dados) do provedor. Esta última representa o sistema da Microsoft API ( Application Programming Interface ) para acessar bancos de dados .
ADO Métodos de conexão
O objeto ADO Connection inclui métodos para configurar a estrutura de um novo base de dados . No Microsoft jargão , " métodos " não significa maneiras diferentes , o que significa partes da aplicação . ADO tem quatro métodos: Abra uma conexão; executar um comando ; gerenciar transações ( adicionar, editar ou apagar o conteúdo do banco de dados ) e definir a estrutura da tabela do banco de dados . Para saber como isso funciona , abra um novo projeto no Visual Basic 6.0 , clicando em " Arquivo" e depois selecionar "Novo projeto". A partir da lista de modelos, escolha " DataProject ". Isso cria três elementos para a conexão : DataEnvironment , DataReport e um formulário básico chamado frmDataEnv . Dê um duplo clique em " DataEnvironment1 " e , em seguida, clique com o botão direito sobre o " Connection1 " sob DataEnvironment1 no painel central. Isso abre um propriedades detalhadas formulário onde você entra as variáveis envolvidas com o estabelecimento de uma conexão. Há quatro guias sobre este último painel : " . Todos " "Provedor ", " Conexão ", " avançadas" e O que cada um faz é auto-explicativo quando você clica na guia . Você também pode clicar em " Next" para trabalhar por todas as etapas . Quando terminar, use o " Test Connection " na parte inferior para verificar que tudo está correto . Se a conexão falhar , verifique novamente cada propriedade e passo .
Adicionar um formulário Dados
O formulário de dados fornece ao usuário um lugar para adicionar , actualizar ou excluir registros. Adicionar este formulário , clicando em " Project" e escolha " Adicionar formulário . " Escolha o Assistente de Formulário de Dados VB na lista de modelos. Este assistente passos através do processo de seleção de um formato de banco de dados ( Microsoft Access é um exemplo) , um nome de arquivo de banco de dados, o tipo de formulário (registro único , grade ou outras opções) , os campos no banco de dados para retirar , o que campo para tipo e quais os botões de controle para colocar no formulário ( Add, Update, Delete e outros). O resultado é uma forma de exibição muito bem concebido . O item DataReport mostrado na lista DataProject abre um formulário de exemplo de ligação para os resultados de consultas de pesquisa. Para visualizar os campos de banco de dados existentes e desenvolver consultas de pesquisa , clique em "Add -Ins " no menu superior . Em seguida, clique em " Visual Data Manager. " Isso traz um utilitário onde você se conectar a um banco de dados existente e ver os campos, propriedades e índices. Aqui você pode criar instruções SQL seguindo as instruções do Data Manager.