A linguagem de programação Ruby, como linguagens como PHP , Perl e Python, é uma linguagem de script Web de propósito geral. Rubi é excelente em fornecer ferramentas para os desenvolvedores criarem páginas Web dinâmicas e formas interativas. Como parte de um projeto acadêmico , alguns programadores decidiu mapear o Ruby para o framework . NET da Microsoft. Este projeto, chamado Ruby.NET , serviu de base para IronRuby . A evolução ea implementação destes projectos ilustra algumas de suas diferenças. Microsoft. NET
Microsoft. NET representa os esforços da equipe de programação da Microsoft para a criação de um quadro comum para aplicações do Windows. Programas desenvolvidos na NET . Podem ser escritos em várias línguas , mas essas línguas têm acesso ao quadro . NET através de objetos de bibliotecas compartilhadas e comandos. Estes objetos compartilhados são amarrados ao sistema operacional Windows , ou seja, aplicativos desenvolvidos em . NET , muitas vezes não se traduzem em outras plataformas, como Mac de Linux. . NET ajuda a normalizar o código para aplicativos do Windows em vários projetos e programas de desenvolvimento , ao facilitar a programação do Windows em geral.
Ruby.NET
O projeto foi iniciado Ruby.NET pelo Dr. Wayne Kelley, professor sênior da Queensland University of Technology, na tentativa de trazer o estilo dinâmico de ruby, uma linguagem interpretada , num quadro como. NET , destinado a linguagens de tipagem estática , como C # e Visual Basic. Ruby.NET corre na NET Common Language Runtime (CLR). , Que serve como a máquina virtual em que ocorre o gerenciamento de memória e compilação , muito parecido com o Java Virtual Machine faz para programas Java .
IronRuby
IronRuby , ao contrário Ruby.NET , representa o esforço da Microsoft para importar linguagens com tipagem dinâmica como Ruby para a NET . . Assim, IronRuby complementa e trabalha em conjunto com outras linguagens como IronPython . IronRuby é executado no Dynamic Language Runtime (DLR) , que aborda as discrepâncias entre as linguagens específicas estática e dinamicamente digitados. Isto significa que os programas construídos em IronRuby são visíveis para programas em IronPython , ao mesmo tempo aproveitando a NET . .
Comparação
Porque Ruby.NET roda em o CLR em vez do DLR , tem acesso a programas e dados sobre o nível de interface de idioma comum . IronRuby e IronPython não fazer , pois eles residem no nível DLR . IronRuby também tem acesso à tecnologia mais moderna disponível para linguagens Microsoft- suportados, como o Silverlight . IronRuby tem um relacionamento mais integrado com os produtos da Microsoft que Ruby.NET . IronRuby , no entanto, deve muito de seu código para o projeto Ruby.NET . Por causa do uso do IronRuby de Ruby.NET e as suas vantagens como um produto integrado Microsoft , o Dr. Kelley descontinuou o desenvolvimento do projeto Ruby.NET em 2008.