O kit de ferramentas Tk é uma biblioteca multi-plataforma para a construção de interfaces gráficas de usuário (GUIs) para programas escritos em uma variedade de linguagens de programação. Como não há código universal ou maneira fácil de traduzir entre eles, cada um dos idiomas suportados pelo Tk deve usar uma biblioteca de código "wrapper" para que a interface pode ser criado usando o seu próprio código . Em Python , a biblioteca usada para interagir com Tk é chamado Tkinter . Instruções
1
Importe o módulo Tkinter . Importando Tkinter dá o seu acesso ao programa para as classes, métodos e funções necessárias para criar os componentes de interface gráfica do usuário . Você pode fazer isso usando a " importação " ou "de" palavra-chave para carregar o módulo Tkinter em seu script: Tkinter import Tkinterorfrom importação
2
Criar o widget raiz. Todos os componentes da interface gráfica são chamados widgets, e em Tk deve haver um widget raiz para conter o resto dos elementos . Use a função Tk () para criar uma instância do widget raiz. Um programa só pode ter uma raiz , e ele deve ser o primeiro widget criado no programa : root = Tk ()
3
Rotular o widget de raiz. Embora isto seja opcional , é desejável adicionar um marcador significativo para a janela principal do programa . O Widget de rótulo será exibido na barra de título da janela principal. Use o método de embalagem para dimensionar automaticamente o rótulo para o widget na qual ele irá display.t = Rótulo (root , text = " Uma aplicação simples Tk " ) t.pack ()
4
Adicione qualquer outros widgets e instruções do programa . Todos os outros widgets criados deve ser feita entre a afirmação de que importa Tkinter e do início do ciclo de eventos principal. Por exemplo, para criar dois botões fechados em um quadro, um quadro deve ser instanciado e embalado para o widget de raiz. Os botões são criados e embalado para o quadro : ButtonFrame = Frame (root) buttonframe.pack () messagebutton = Button ( ButtonFrame , text = " clique em mim " ) CancelButton = Button ( ButtonFrame , text = " cancelar " ) messagebutton.pack ( lado = LEFT) cancelbutton.pack (lado = LEFT)
5
Inicie o loop principal evento para o widget raiz utilizando o método () mainloop . O ciclo de eventos principal deve ser iniciado depois que todas as outras instruções no programa. O ciclo de eventos lida com eventos do usuário , como entrada de teclado a partir dos cliques do usuário e do mouse. Ele também monitora atualizações no sistema de janelas e de Tk : root.mainloop ()