listas Python servir como um tipo de dados fundamental para programadores usados para lidar com a recolha de dados . As listas podem conter uma grande quantidade de dados (até milhões de itens de dados ), mas um programador pode querer limitar o número de itens contidos na lista por causa da funcionalidade do programa. Isso envolve o acompanhamento da quantidade de itens em uma lista, e negando qualquer tentativa usuário adicionar novos itens para além das listas de determinados limites. Você pode fazer isso de forma mais eficaz envolvendo a sua lista em uma pequena classe e criar uma função de controlador que faz a mediação como os dados entra na lista . Coisas que você precisa
Python Interpreter
Show Mais instruções
1
Crie uma classe lista invólucro e uma função de adição. Enquanto listas contêm suas próprias funções para adicionar itens , você vai criar uma função para controlar a forma como os itens são adicionados à lista. A função terá um argumento - o item para acrescentar à lista :
classe
SpecialList : . . . _items = list ( ) //lista. . . def addToList (item) : . . .
2
Controlar o fluxo do item inserido na função. Em primeiro lugar , criar uma instrução de " se " que determina se o tamanho da lista de exceder um determinado número , no exemplo , 10 . Se isso acontecer, então a função não inserir o item :
. . . def addToList (item) : . . . if len (itens) > = 10 : . . . impressão " muitos itens"
3
terminar a declaração "else " . Se o comprimento da lista é menor do que 10, então adicionar um item :
. . . mais: . . . items.append (item)