Tal como acontece com outras linguagens de programação , Python tem sua própria sintaxe e especificações que os programadores devem aderir a fim de construir programas de trabalho. Python é frequentemente citado como uma experiência de programação diferente, devido à maneira pela qual suas convenções sintáticas diferem de outros idiomas. Pequenos erros de sintaxe pode ocorrer quando você menos espera. É importante compreender as convenções únicas de Python para encontrar e evitar erros de sintaxe. Recuo e blocos de código
contrário de C , Java e PHP, Python não significa um bloco de código , colocando -o em um conjunto de chaves ( " { }") . Python usa espaços em branco recuado em seu lugar. Ao escrever funções, classes , loops ou condições , você vai recuar cada bloco de código incluído , geralmente com um caractere de tabulação . O interpretador Python vai ler esses travessões para determinar onde blocos de código começam e terminam.
Loops e Condições
Python loops e ramificação "se " declarações que usam condicionais , comparações que retornam "verdadeiro" ou "falso" declarações , são estruturados de forma diferente do que em outras linguagens de programação. A instrução condicional em um loop Python não ocorre entre parênteses , como em linguagens de programação C -estilo. Loops também terminar com dois pontos ( ":") . O exemplo a seguir ilustra a diferença :
C:
while ( i> x ) {}
Python:
enquanto i> x:
Fechando parênteses e colchetes
Muitas vezes, as funções do Python podem tomar outras funções como argumentos ou criar listas de listas . Em ambos os casos , um grande problema decorre do fato de que as funções de nidificação como argumentos de funções , ou a criação de listas de listas, cria uma situação onde você tem que manter o controle de numerosos abertura e fechamento de parênteses e colchetes . É comum Nestas situações a perda de um colchete de fechamento . Neste caso, um erro de sintaxe será exibido se não todos os colchetes ou parênteses estão fechados.
Python Versão
Ao longo da existência do Python , o programa passou por algumas versões diferentes . Durante essas mudanças , a funcionalidade do núcleo da linguagem foi alterado de forma sutil . Um exemplo é a chave da versão 2.x para a versão 3.0, que inclui uma mudança na declaração de "print" . Em 2.x , "print" é uma expressão simples, como atribuição de variável . Em 3.0, "Imprimir" é uma função que requer parênteses e argumentos , como qualquer outra função . Usando a função "print" de forma incorreta irá resultar em um erro de sintaxe.