PHP 5 foi lançado em julho de 2004 como uma atualização do PHP 4, que em si foi lançado em maio de 2000. Ele apresentava um novo motor central , o Zend Engine 2.0 , bem como novos modelos de objetos e uma infinidade de recursos adicionais . A boa notícia para os programadores foi que a maioria das alterações feitas foram bastante pequeno e trivial , ou seja, a curva de aprendizado não foi especialmente desafiador. PHP é uma linguagem de script do lado do servidor , cuja vantagem é que o código é processado no servidor , ou seja, os computadores cliente só precisa baixar os resultados do código. Reworked Object Model
O modelo de objeto foi reformulado para PHP 5 para tornar mais fácil para os programadores a duplicar objetos , criar constantes de classe e especificar a visibilidade, para citar alguns . No PHP 4 , por exemplo, a duplicação de um objeto necessário copiá-lo e , em seguida, atribuindo-lhe um novo valor. Com PHP 5 , você pode simplesmente usar o método "clone" , como objetos são reconhecidos por cabo e não por valor. Como um lembrete, um modelo de objeto compromete o sistema através do qual os programadores podem manipular e interface entre objetos, ou as entidades que possuem características e apresentam determinados comportamentos.
Novas directivas
como uma melhoria em relação ao PHP 4 , PHP 5 também introduziu várias diretivas do php.ini , ou instruções chave relacionados com a compilação de programas. Os " register_long_arrays " permite que você permitir ou não o $ HTTP_ * _VARS tipo de variável , o " session.hash_bits_per_character " especifica o número de bits a serem armazenados em cada personagem quando você converte o hash binário eo " zend.ze1_compatibility_mode " , permite que você ative o modo de compatibilidade PHP 4
novas extensões
PHP 5 também trouxe consigo uma abundância de novas extensões e funções. . Por exemplo, o " SimpleXML " permite um processamento mais simples de dados XML, a extensão " PDO " faz com que seja mais fácil de interagir com bases de dados e a extensão " Hash ", acrescenta um bando de novas funções de hash . Enquanto isso, a extensão SQLite foi integrado PHP 5 , permitindo assim que os programadores a ler e escrever diretamente para um banco de dados.
PHP 5.3
PHP desde então tem sido atualizado mais acima para o PHP 5.3.8 , que foi lançado em agosto de 2011 . Com essa atualização vieram novas extensões, invólucros e constantes da classe , bem como a depreciação de funções como call_user_method ( ), define_syslog_variables () e ereg_replace (). A melhoria mais notável foi a introdução de namespaces , que permitem que os programadores a organizar seus programas PHP com muito mais eficiência.