Sim, o PHP pode ser executado no Linux. Na verdade, o Linux é uma das plataformas mais populares para executar PHP. PHP é uma linguagem de script de plataforma cruzada que pode ser usada em vários sistemas operacionais, incluindo Linux, Windows e macOS.
Para executar PHP no Linux, você precisará instalar o interpretador PHP. O interpretador PHP é um programa que executa código PHP. Depois de instalar o interpretador PHP, você pode executar scripts PHP a partir da linha de comando ou usando um servidor web.
Existem muitas maneiras diferentes de instalar o PHP no Linux. Um método comum é usar um gerenciador de pacotes como apt-get ou yum. Você também pode baixar o código-fonte do PHP no site do PHP e compilá-lo você mesmo.
Depois de instalar o PHP, você pode executar scripts PHP a partir da linha de comando usando o comando php seguido do caminho para o script PHP. Por exemplo, para executar o seguinte script PHP, digite o seguinte comando na linha de comando:
```
php olá.php
echo "Olá, mundo!";
?>
```
Este script irá gerar o seguinte texto no console:
```
Olá, mundo!
```
Você também pode executar scripts PHP usando um servidor web. Um servidor web é um programa que escuta solicitações HTTP e responde a elas enviando páginas HTML ou outros tipos de conteúdo. PHP pode ser usado para gerar conteúdo dinâmico para páginas da web.
Para executar scripts PHP usando um servidor web, você precisará configurar o servidor web para processar arquivos PHP. As etapas específicas para configurar um servidor web para processar arquivos PHP variam dependendo do servidor web que você está usando.
Depois de configurar o servidor web para processar arquivos PHP, você pode criar scripts PHP e carregá-los no servidor web. Quando um usuário visita uma página web que contém um script PHP, o servidor web executará o script PHP e gerará o conteúdo da página web.