Java é como todas as outras linguagens de programação em que existem regras estritas sobre como os dados são manipulados e lógica é seguida . Se o seu programa se desvia das regras ou que recebe um tipo de dados que não é esperado , será gerado um erro . Em Java o erro é chamado de exceção. Existem três tipos de exceções em Java : marcada, erros e tempo de execução. Exceção verificado
A exceção verificada ocorre devido a um erro de programação . Este é normalmente observado quando o tipo errado de dados é transmitido a um método Java API . Um programador deve antecipar esses tipos de erros e verificar se há dados corretos e graciosamente lidar com o erro. Por exemplo , se um programa tem de calcular salário bruto multiplicando horas trabalhadas por taxa de pagamento e pagar taxa é definida como um campo de caractere , o computador não saberia como realizar a multiplicação desde uma variável de caractere não é permitido nessa operação . Em Java isto geraria uma exceção verificada .
Exceção de erro quando tenta
exceções de erro são geradas por circunstâncias fora do programa Java. Se o programa fosse para imprimir um relatório, mas nenhuma impressora foram anexados , isso geraria uma exceção de erro. Exceções de erro são diferentes verificado e exceções de tempo de execução ; exceções de erro não pode ser pego. Uma exceção de erro sempre irá gerar um rastreamento de pilha (veja abaixo) .
Runtime Exception
A última classe de exceções é a exceção em tempo de execução . Esta é uma exceção que é gerada dentro do aplicativo Java , mas não está previsto. Um bom exemplo de uma exceção de tempo de execução que esteja tentando acessar um elemento da matriz que está fora do escopo definido do array.
Rastreamento de pilha
Se uma exceção é gerado e não " pegou ", então a máquina virtual Java (JVM) irá gerar um rastreamento de pilha . O traço é muito útil para um programador , que mostra quais os passos que o programa tinha tomado antes a exceção foi causado. Muitas vezes, o rastreamento de pilha irá listar a linha exata do código que causou a exceção . A partir daqui um programador pode olhar o código para determinar o que estava errado. Enquanto os rastreamentos de pilha são muito úteis para os programadores a usar para depuração, um programa Java bem escrito nunca deve permitir que o usuário veja um rastreamento de pilha . Se um rastreamento de pilha foram exibidas a partir de um aplicativo baseado na web Java , pode dar aos hackers um roteiro sobre como hackear o site.
Bloco try ... catch
Java considera certas operações , como abrir e ler arquivos para ser um código perigoso. Este código perigo precisa de tratamento especial por Java. Código Perigo precisa ser incluído em um bloco try ... catch . A parte de captura permite que o programador manipular exceções graciosamente. Se a exceção não é tratada pelo programador , Java irá exibir um rastreamento de pilha . Um bloco try ... catch parecido com este:
try {//abre o arquivo para gravar toOutput = new PrintWriter (new FileWriter ( " output.dat ")); } catch (IOException e) { Sistema . out.println ( "Não é possível abrir arquivo de saída ");
Agora, se a abertura falhar , a mensagem " arquivo de saída não é possível abrir " é exibido , não um rastreamento de pilha
< . br>