Quando você está trabalhando em um ambiente Linux , muitas vezes você precisa de um script para concluir uma tarefa para você , interagir com um usuário ou simplesmente concluir um processo para você em uma base regular com crontab. Depois de conhecer a série de comandos que você precisa para processar , você pode inseri-los em um arquivo e criar um script a partir deles. Coisas que você precisa
sistema operacional Linux com acesso shell
Show Mais instruções
1
Abra um shell. Isso pode ser um shell bash, Bourne shell , ou qualquer outro shell que você preferir. Certifique-se de que os comandos para seu script vai funcionar nesse shell.
2
Inicie um editor de texto . UI está incluído com quase todas as distribuições Linux , mas se você quiser usar outro editor , ele deve funcionar , desde que ele pode salvar o arquivo em texto puro.
3
Escreva seus comandos de script . Dentro do editor, colocar um de seus comandos de script em cada linha. Você pode colocar mais de um comando em uma linha, mas certifique-se de que todas as suas linhas são válidas em sua concha , ou ele irá gerar erros.
4
Salve o arquivo e saia do editor. Uma vez que é Linux, isso realmente não importa o que você nomeie o arquivo , mas usando os nomes de arquivos descritivos facilita as coisas mais tarde.
5
Altere as permissões do arquivo para dar o arquivo de acesso de execução . Um arquivo de costume não terá permissões para execução, de modo que você terá que dar essas permissões. Uma maneira de fazer isso é com " chmod u + x nome_do_arquivo ".
6
Execute o arquivo , digitando o nome do arquivo ou , dependendo do seu ambiente, você pode precisar usar /bin /bash nome_do_arquivo . Depois que o arquivo script funciona , você pode adicioná-lo ao crontab e tê-lo executado sempre que necessário.