Montadores e compiladores são dois tipos de programas de computador que têm a mesma finalidade : para converter código legível ao código que pode ser entendido por um computador. 
 Código de Máquina  
 Código de máquina é a programação que o processador de um computador possa entender . Ambas as montadoras e compiladores produzem código de máquina. 
 
 Assembleia 
 
 Montadoras produzem código de máquina a partir de uma linguagem chamada de montagem. Cada comando na montagem geralmente corresponde com um único comando em código de máquina. 
 
 De Alto Nível Idiomas 
 
 Compiladores produzir código de máquina , interpretando uma linguagem de alto nível . A maioria dos comandos de linguagens de alto nível , como C e Java, não correspondem com qualquer comando único em código de máquina , eo processo de tradução de um para o outro pode ser complexa. 
 De abstração de hardware 
 
 
 Hardware abstração é uma técnica em que os detalhes do hardware estão escondidos para simplificar a programação . Assembléia tem pouca ou nenhuma abstração de hardware . Linguagens compiladas normalmente têm uma grande parte dele . 
 Assembler Benefícios 
 
 relacionamento da Assembléia um-para- um para os comandos que o processador do computador está em execução eo hardware específico na máquina garante que um programa de montagem eficiente escrito irá superar o código mais complexo produzido pela compilação de uma linguagem de alto nível . Assim , a montagem é uma boa escolha quando o desempenho é fundamental , como em um motor gráfico , ou quando os recursos de hardware disponíveis são pequenas comparadas com as de um computador pessoal , como em um sistema de controle para um forno de microondas. 
 
 benefícios do compilador 
 
 na maioria dos casos , os pequenos benefícios de montagem eficiente escrita de desempenho não compensar a sua falta de abstração de hardware e sua relativa dificuldade na utilização , em comparação com o nível mais elevado, linguagens compiladas tal como C + + . Por este motivo, quase todos os softwares são escritos em um compilado, linguagem de alto nível .