Game Maker 5 é um pacote de desenvolvimento de jogos da YoYo Games que tenta trazer o desenvolvimento do jogo ao alcance de programadores não-computador , e, em geral , é bem-sucedido. No entanto, um jogo complicado , mas comum apresentam que o Game Maker não tem um apoio óbvio para jogo é a pausa . Instruções
1
Open Game Maker 5 e ativar o modo avançado , clicando em " Arquivo" e "Modo Avançado".
2
Crie um novo script , clicando com o botão direito "Scripts" e clicar em "Adicionar Script ". Isto irá abrir o editor de script. Na caixa Nome , digite " pauseScript ". Este será o nome pelo qual Game Maker 5 vai saber o seu roteiro
Cole o seguinte código no editor de script: .
Pausa = true
while ( pausa) {
draw_text ( 10,10, "Pausado . Pressione a tecla ENTER para retomar " )
screen_refresh ()
sono (500)
pausa =! keyboard_check_direct ( VK_ENTER )
}
a chave para o script é o " while ( pausa) " loop. Ela tira proveito de um traço sutil de Game Maker : enquanto um jogo está dentro de um script, ele não está fazendo qualquer outro processamento . Enquanto o " while ( pausa) " laço está em andamento, nada mais pode acontecer no jogo. Esta , com efeito, pausa o jogo. Clique no botão de marca de seleção verde para salvar o script e feche o editor de script.
3
Crie um objeto " pauseListener " clicando com o botão direito "objeto " e escolhendo "Adicionar objeto. "
Desmarque a caixa de seleção " visível" e clique em "Adicionar evento". Escolha " pressione a tecla" e "espaço".
Clique na guia código e arraste o ícone " executar o script " para as "ações" box.This é o ícone que se parece com uma folha de papel com uma seta verde nele.
Clique no botão lista script e selecione a opção " pauseScript ". Clique em " OK".
Clique em OK para salvar o objeto " pauseListener " .
4
Direito clique em " Quartos " e escolha " adicionar quarto. " Clique na caixa de lista em " objeto de adicionar com o mouse " e selecione pauseLstener . Clique em qualquer lugar do mapa espaço para adicionar o pauseListener para o quarto. Você vai precisar adicionar o ouvinte a todos os níveis no jogo que pode ser pausado desta forma. Ele vai aparecer no mapa como um ponto de interrogação azul, mas será invisível durante o jogo.