Geração de números aleatórios foi incluído como parte da linguagem de programação Ada quando Ada 95 foi introduzido. Ele pode ser usado para gerar um número aleatório a partir de um conjunto de números de intervalo . Inteiros aleatórios pode ser usado para jogos de dados, lançamentos de moeda e nomes de desenho de um chapéu , por exemplo. Instruções
1
Abra o arquivo de programa que irá conter a função inteiro aleatório . Na primeira linha da função , digite " Declare " para iniciar a definição de suas variáveis
2
Definir o tipo de função
Exemplo: . . " Tipo Rand_Draw é faixa 1 .. 100; "
3
Ligue para o gerador aleatório da biblioteca
Exemplo: ". pacote Rand_Int é novo Ada.Numerics.Discrete_Random ( Rand_Draw ); < br >
4
Definir a semente eo número
Exemplo: semente : . Rand_Int.Generator ; num: Rand_Draw ;
5
Type " começar " uma nova linha para iniciar a parte de cálculos da função.
6
Repor a semente para melhorar a randomização. Isso é especialmente útil se você vai pegar mais de um número em relação ao mesmo intervalo de números .
Exemplo: " Rand_Int.Reset (semente) ; "
7
Instrua o programa para escolher o número
Exemplo: . " Num: = Rand_Int.Random (semente) ;
8
Instrua o programa para lhe dizer que o número que escolheu :
Exemplo: Put_Line ( Rand_Range'Image (Num ) );
9
Digite " end; " para acabar com a função
.