Uso de caracteres em 3-D em programação se insere no campo da computação gráfica . Nos níveis mais baixos , você deve empregar a matemática avançada para alcançar resultados. A maioria dos aplicativos são baseados em bibliotecas de alto nível que implementam fórmulas muito complexas. Em alguns casos , edição de gráficos de alto nível e ferramentas de animação fornecer imagens e seqüências de quadros que estão integrados na lógica não gráficos do programa de computador . Instruções
1
Selecione um modelo de personagem 3-D . Um modelo gráfico 3 - D é uma definição matemática do carácter de pontos , bordas e superfícies no espaço de 3 - D , que é definido em termos de três coordenadas , referida como X ( comprimento ) , Y ( altura ) e Z ( largura ) . O modelo interno é independente de um produto final visível , geralmente uma exibição em tela ou impressão.
2
transformar o modelo para alcançar um comportamento de caráter , como movimento, expandir, contrato e girar. O processo de transformação aplica fórmulas matemáticas para os pontos que definem o modelo . Por exemplo , ao mover-se de um modelo de uma unidade de cubo de um para a direita , a fórmula da transformação adiciona um para a coordenada X de cada um dos pontos dos cantos que definem o cubo . Quando o modelo é exibido novamente , o cubo vai aparecer para se mudaram para uma nova posição para a direita do local anterior .
3
Determinar se um determinado ponto está localizado fora , no interior ou no a superfície do modelo de caracteres . Use esse conhecimento para determinar quando o personagem tem colidiu com outro personagem ou outro objeto no programa, incluindo limites exteriores .
4
transformar o modelo para o formato de saída . Isto normalmente implica uma conversão a partir do espaço 3 - D para o espaço de 2 - D de um ecrã de computador ou folha de papel . Espaço de 2 - D é definido por apenas as coordenadas X e Y . O processo de transformação emprega cálculos perspectiva para converter a coordenada Z para uma posição X e Y que cria a ilusão de três dimensões. O modelo também tem de ser ajustada com base nas propriedades físicas do formato de saída . Por exemplo, o modelo pode ser expandido ou contraído para preencher ou caber dentro de um determinado tamanho de tela ou papel.