COBOL (que significa Common Language Business- Oriented) é uma linguagem de programação de computadores que remonta aos primórdios da tecnologia informática. Como o próprio nome sugere, COBOL foi concebido principalmente para aplicações relacionadas a negócios . Embora COBOL não é tão amplamente utilizado como era antes , a língua passou por inúmeras modificações e melhorias ao longo dos anos . História
COBOL foi desenvolvido em 1959 por um grupo de profissionais de informática que se chamavam a Conferência sobre Data Systems Language ( CODASYL ) , tornando-se uma das mais antigas linguagens de programação de computador. Desde então, COBOL sofreu diversas modificações , principalmente em 1968, quando o American National Standards Institute desenvolveram uma versão padronizada de COBOL conhecido como American National COBOL padrão . As versões revistas foram emitidos em 1974 e novamente em 1985, com a quarta edição chamada COBOL 97 lançado em 1997.
Desenvolvimento
COBOL é adequado para aplicações de negócios , tais como manter o controle da folha de pagamento da empresa. Na verdade, COBOL foi inicialmente desenvolvido , sob a direção do Departamento de Defesa dos EUA, em conjunto com as universidades e os fabricantes de computadores. Em 1960, o comitê executivo da CODASYL emitiu um relatório sobre as especificações iniciais da linguagem , observando que COBOL foi projetado para resolver problemas de negócios , com a capacidade de ser continuamente modificado e desenvolvido ao longo do tempo .
< Br >
Uso
Embora a supremacia do COBOL foi usurpado por outras linguagens de programação , uma pesquisa de 2009 realizada pela Harris Interactive descobriu que um número significativo de sistemas de transação -business mundial continuam a correr em sistemas baseados em COBOL . A pesquisa relatou que entre 70 por cento e 75 por cento dos sistemas de transações computadorizadas de negócios utilizados COBOL , incluindo sistemas de cartões de crédito , caixas eletrônicos , compras de bilhetes , sistemas de folha de pagamento, administração hospitalar , companhias aéreas e de seguro. Além disso, a mesma pesquisa constatou que 90 por cento das transações financeiras globais foram processadas em COBOL.
COBOL Fatos
De acordo com um artigo publicado no site do Henry Ford Community College, a partir de 2009 , COBOL apoiou mais de 30 bilhões de transações por dia, eo americano médio interage com um programa baseado em COBOL 13 vezes por dia, se ele percebe ou não . A partir de 2009 , havia cerca de 200 bilhões de linhas de código COBOL em uso, com 5 bilhões de novas linhas adicionadas aos sistemas de cada ano. O investimento feito em COBOL desde a sua introdução é estimada em mais de US $ 2 trilhões.