Microsoft QBasic é uma linguagem de programação fornecido com todos os computadores DOS e disponíveis para os sistemas operacionais mais recentes online. Como a maioria das variantes clássicas básicas , a linguagem não é projetado para uso com interfaces gráficas modernas ou meios de entrada do usuário. Isto significa que não existem comandos internos para usar o rato do computador . QBasic pode usar o código de montagem para contornar esta limitação , no entanto, o que lhe permite utilizar o mouse em seus próprios programas . Instruções
1
Escreva uma sub-rotina para controlar a visibilidade do cursor do mouse e ler as suas coordenadas . Deve ter um parâmetro que afeta a função da sub-rotina , dependendo do seu valor : 1 mostra o cursor , 2 e 3 de esconde- atualiza a variáveis globais B , H e V. Estas variáveis armazenar o estado do botão , a posição horizontal e vertical de o cursor . Definir as variáveis e verificar para ver se o cursor já está escondido , abstendo-se de escondê-lo novamente, se for esse o caso . Esta primeira parte da sub-rotina deve ser algo como isto:
SUB Mouse ( Param )
SHARED B , H, V
STATIC Cursor
IF param = 1 e cursor = 1
IF param = 2 e Cursor = 0 THEN Exit Sub
IF param = 2 e Cursor = 1 ENTÃO : Cursor = 0
2
Digite o código assembly necessário para interagir com o mouse e armazenar o botão de posição e valores. A segunda parte da sub-rotina deve parecer exatamente como o seguinte para trabalhar :
PIQUE 100, 184: PIQUE 101, Param : pique 102, 0
PIQUE 103, 205: PIQUE 104, 51 : pique 105, 137
PIQUE 106, 30: PIQUE 107, 170: PIQUE 108, 10
PIQUE 109, 137: PIQUE 110, 14: PIQUE 111, 187
PIQUE 112, 11: PIQUE 113, 137: PIQUE 114, 22
PIQUE 115, 204: PIQUE 116, 12: PIQUE 117, 203
CHAMAR Absoluto ( 100)
B = PEEK (& HAAA )
H = PEEK (& HBBB ) + PEEK (& HBBC ) * 256
V = PEEK (& HCCC ) + PEEK (& HCCD ) * 256
END SUB
3
Ligue para o seu sub-rotina no corpo principal do seu código para usar o mouse. Para mostrar ou ocultar o cursor , digite ou "Mouse 1" ou " Mouse 2 . " Digite "Mouse 3" antes de fazer qualquer coisa com as variáveis B , H e V. O valor de B varia de acordo com o estado dos botões do mouse. Se B = 0 nenhum botão for pressionado , enquanto que 1 significa que o botão esquerdo , 2 significa a direita e 3 significa tanto .