jogos de plataforma são uma das primeiras formas mais novos desenvolvedores de jogos tentam , e um dos movimentos fundamentais de um jogo de plataforma é o salto. Quando você adiciona o movimento de salto, seu personagem é imediatamente capaz de saltar para cima sobre novos níveis e novos progressos através do jogo. Adicionando um movimento de salto em Game Maker 8 é fácil, e você pode ter o seu personagem pulando em apenas alguns minutos. Instruções
1
Adicione o evento passo para o objeto que você quer fazer salto.
2
Adicione o check ação vazia localizada na guia de controle para o evento passo . Defina Y 1 e marque a caixa relativa.
3
Adicione a ação Set gravidade da guia mudança para a função degrau . Defina a direção para 270 ea gravidade para 0,5 . Isso se aplica a gravidade sempre que o objeto não está no topo de uma superfície sólida.
4
Adicione o evento pressionar tecla Up para o seu objeto.
5
Adicione o check vazio ação a partir da guia de controle em seu novo evento. Defina Y 1 e marque a caixa relativa.
6
Adicione a definir a ação Velocidade Vertical do Tab de controle para o seu evento e definir a velocidade como -10 . Isso fará com que seu personagem saltar para o ar assim que a chave se for pressionado. A gravidade vai rapidamente trazer o objeto de volta para o chão completar o salto.