A conclusão da área de pesquisa de redes de sensores sem fio (RSSF) ainda está evoluindo à medida que novas tecnologias e aplicações continuam a surgir. No entanto, algumas conclusões gerais podem ser tiradas com base no estado atual do campo:
RSSFs são uma tecnologia promissora para uma ampla gama de aplicações. RSSFs foram implantadas com sucesso em diversos ambientes, incluindo automação industrial, monitoramento ambiental, saúde e operações militares. Seu baixo custo, tamanho pequeno e capacidade de operar em ambientes agressivos os tornam ideais para muitas aplicações onde as redes cabeadas tradicionais não são viáveis.
As RSSFs enfrentam vários desafios. Um dos principais desafios no projeto de RSSF é a eficiência energética, uma vez que os nós sensores são normalmente alimentados por baterias e possuem recursos energéticos limitados. Outros desafios incluem escalabilidade, confiabilidade e segurança.
Estão em andamento pesquisas para enfrentar os desafios enfrentados pelas RSSFs. Os pesquisadores estão desenvolvendo novas técnicas para melhorar a eficiência energética, escalabilidade, confiabilidade e segurança. À medida que esses desafios forem superados, as RSSFs se tornarão ainda mais versáteis e amplamente adotadas.
Concluindo, as RSSFs são uma tecnologia promissora com uma ampla gama de aplicações potenciais. No entanto, há uma série de desafios que precisam ser enfrentados antes que as RSSF possam atingir todo o seu potencial. A pesquisa está em andamento para enfrentar esses desafios e, à medida que esses desafios forem superados, as RSSFs se tornarão ainda mais versáteis e amplamente adotadas.