Gateways são comunicantes elementos de rede em um VoIP ( voz sobre protocolo de Internet ) da rede, que servem como uma junção entre VoIP e qualquer rede externa (como uma rede de telefone ou computador) . Esses elementos de rede geralmente são considerados como controlados (supervisionada) as entidades que operam sobre IP , e comunicar uns com os outros por meio de um protocolo de sinalização chamado MGCP ( protocolo de controle de gateway de mídia ) . Uma rede VoIP pode ter mais de um gateway interligado para a realização de suas operações de comunicação externa . Funções
Também conhecida como porta de entrada para Gateway Protocol , MGCP é usado principalmente por dispositivos de rede chamados MGC ( controladores de gateway de mídia ) , que têm uma função de controlar e supervisionar gateways interligados em uma rede VoIP . Desta forma, MGCP impede a comunicação direta de gateways dentro de uma rede VoIP , e toda a negociação , planejamento e transmissão de bits de dados entre gateways é feito com a ajuda de MGCs .
Protocolo Arquitetura < br >
A arquitetura (ou estrutura ) de qualquer protocolo especifica que sub- protocolos e programas que utiliza para suas operações. MGCP tem três grandes sub- protocolos para suas operações : SDP (protocolo de descrição de sessão) , RTP ( protocolo de transporte em tempo real ) e UDP (protocolo de datagrama universal ) . Nesta arquitetura , UDP e RTP são utilizados para a transferência de pacotes de dados robusto , enquanto SDP é usado para negociações e planejamento de sessões de dados entre gateways.
Rede Modelo
Como qualquer outro protocolo de comunicação , MGCP também apresenta o modelo de uma rede VoIP ideal. Neste modelo , os utilizadores estão ligados a pelo menos uma ou duas passagens , controlados com a ajuda do MGC . Sempre que um usuário inicia pedidos de transferência de dados de redes de telefone /computador externos, MGC supervisiona o gateway ( s) sobre como os dados são transmitidos , em que dados de taxas enviou, e do qual o usuário é dada prioridade.