Um túnel seguro cria um link de dados criptografada entre dois computadores ou duas redes. A criptografia de dados entre dois pontos lhe permite viajar através da Internet pública com muito menos risco de intercepção de dados. Túneis permitir ligações seguras entre , por exemplo, uma rede corporativa e alguém que trabalha em casa. História
tunelamento seguro foi possível desde o advento do protocolo de Internet (IP) de rede . O primeiro protocolo de tunelamento disponível no mercado foi, segundo o Centro de Informações iSeries da IBM, o Secured Socket Layer ( SSL) , tal como aplicado para a comunicação do navegador para servidor pela Netscape em 1994. Implementações de SSL posteriores maior segurança através de algoritmos de criptografia mais complexas. SSL foi projetado para suportar tunelamento por outros aplicativos , tais como telnet e ftp . Nos anos seguintes , uma série de protocolos diferentes têm desenvolvido o uso de diferentes algoritmos e arquiteturas , incluindo Secure Shell (SSH) e Secure Shell 2 ( SSH2 ) .
Função
um túnel seguro cria uma ligação entre dois computadores ou duas redes. Os dados enviados de um computador é criptografada , ou mexidos , antes de ser enviado através da rede. Porque os dados são criptografados , os dados aparecerão como jargão para alguém que não seja o destinatário pretendido , aumentando assim a segurança da comunicação Internet.
Tipos
um tipo de túnel seguro é criptografar transações de pagamento web. Com a criação de um túnel SSL, informações de cartão de crédito é ilegíveis por qualquer pessoa que não seja um cliente e servidor de pagamento de uma empresa. Esta tecnologia também permite que os dados de e-mail em servidores de permanecer privado até que eles cheguem ao seu destino. Túneis de SSL seguro são indicados na barra do navegador pelos https prefixo . Conexões não criptografadas são indicados por http .
Um segundo tipo de túnel Internet é usada para desviar de firewalls , como aqueles usados na China e Iran. Ao usar uma ligação encriptada para um servidor proxy fora da área com firewall , os dados e destinos atendidos para o computador cliente é criptografada e ilegível pelo firewall. Um bom exemplo de um serviço de proxy com um túnel seguro é Secure- Tunnel.com .
Redes Privadas Virtuais ( VPN ) são frequentemente utilizados por empresas para criptografar todo o tráfego de Internet entre o computador de um empregado em casa e redes corporativas. Há muitos tipos diferentes de redes VPN, como o IPSec ou Ponto a Point Tunneling Protocol ( PPTP) .
Benefícios e Custos
Os benefícios de túneis incluem segurança e privacidade. Em alguns países, o acesso à Internet é censurada e controlada. Usando um túnel, você pode acessar informações antes não disponíveis . Segurança de informações sensíveis, tais como números de cartão de crédito também pode ser assegurada.
Alguns túneis , no entanto, vêm com um desempenho de custo -a-rede . Conexões SSL , por exemplo, usar um pouco mais largura de banda do que uma conexão não criptografada para comparar as chaves de criptografia e estabelecer o túnel . VPN PPTP e também ter uma certa quantidade de criptografia em cima, embora com a velocidade da maioria das conexões de internet modernos, você provavelmente não vai notar a ligeira desaceleração das transferências .
Considerações
Há uma série de coisas a considerar ao escolher um protocolo de tunelamento. O primeiro é o objectivo da operação . Para web comunicações seguras navegador para servidor , SSL seria a opção mais provável . Para túneis seguros corporativos , o melhor protocolo pode depender dos tipos de infra-estrutura de rede entre os dois pontos. Por exemplo, alguns roteadores podem não funcionar corretamente com IPSec . As empresas que desejam implementar o IPSec pode precisar atualizar alguns roteadores .