Na rede o conceito de " stateful " e " apátridas " é quase idêntico ao conceito de " orientado a conexão " e " conexão. " Um protocolo sem conexão trata cada transmissão de pacotes como um evento isolado . O servidor que recebe esse pacote também mantém nenhum registro da transação , uma vez que está concluída. Este é apátrida. O cenário oposto, stateful , exige que o receptor para manter o controle de cada transação recebida de uma fonte e se relacionar cada transmissão de recibos anteriores. Protocolos de transporte
Se uma transmissão será realizada através de uma conexão estabelecida é uma decisão tomada na camada de transporte . Protocolos de rede são agrupadas por função e cada grupo é representado como uma camada numa pilha . Em TCP /IP ( Transmission Control Protocol /Internet Protocol) da Camada de Transporte contém duas alternativas básicas para a transmissão : Transmission Control Protocol (TCP ) eo Datagram Protocol ( UDP) . TCP estabelece uma conexão e realiza verificações de integridade . É stateful . UDP trata cada pacote de dados como uma operação isolada. É apátrida.
Internet Protocol
Dado que " stateful " equivale a " conexão -oriented" e as ligações são tratados na camada de transporte , qualquer coisa abaixo do Transporte Camada é apátrida . A camada de Internet , implementado pelo Protocolo de Internet, fornece serviços para a camada de transporte , mas não consegue uma conexão ou verificar os dados . Ele envia cada pacote para um endereço de e recebe pacotes e passa -los para a camada de transporte sem verificar os dados ou gravação de seu relacionamento. O Protocolo de Internet é apátrida .
Applications
Há muito poucas aplicações apátridas. Para uma aplicação que permite realizar um serviço significativo que normalmente executa uma ação em dados ou é provocada por dados. O estado final de que os dados serão diferentes para o estado inicial de que os dados , caso contrário, não haveria ponto de invocar a aplicação. Esses aplicativos que ficam em cima do TCP herdar estado stateful do TCP. TCP é stateful em nome dos aplicativos que serve. Esses aplicativos que ficam em cima de UDP raramente permanecem sem estado , mas recorrer a outros protocolos para criar um processo de stateful . UDP é usado por aplicativos de multimídia. Por exemplo, Voice over IP (VoIP ) usa o Session Initiation Protocol para criar uma conexão e assim tornar-se stateful . Aplicações de streaming de vídeo usar o Real-time Streaming Protocol para criar uma conexão
HTTP
Há uma aplicação notável que é apátrida : . Hypertext Transfer Protocol (HTTP) . Existem duas versões principais de HTTP : 1.0 e 1.1. Versão 1.1 inclui a capacidade de estabelecer uma conexão, mas a versão 1.0, que ainda é amplamente utilizado , trata cada transmissão como uma transação completa. Uma página web pode conter muitos elementos, como texto e imagens. Cada elemento é realizada em um arquivo separado. O cliente solicita uma página eo servidor envia o arquivo principal. Enquanto o arquivo está sendo carregado no navegador do cliente, os arquivos incorporados são automaticamente chamado. Cada transferência é apátrida .