H.310 é um padrão produzido pela União Internacional de Telecomunicações ( UIT) . Ele é oficialmente intitulado " sistemas de comunicação audio- visuais de banda larga e equipamento terminal. " O protocolo define uma arquitetura para streaming de multimídia e inclui muitos outros protocolos da UIT. Camada Física
serviços de banda larga atropelado infra-estrutura diferente , de acordo com a preferência do Provedor de Serviços de Internet (ISP). Os dois sistemas principais são ATM ( Asynchronous Transfer Mode) e ISDN ( Integrated Services Digital Network ) . Cada um desses padrões têm o seu próprio conjunto de protocolos para gerenciar a transferência de dados . Estes procedimentos operacionais diferentes requerem diferentes métodos de acesso em camadas superiores da pilha de protocolos H.310 .
Física Acesso
A definição inclui ATM ATM Adaptação Camada de protocolos ( AAL) . Estes são utilizados em H.310 para preencher protocolos de nível superior para os requisitos operacionais de linhas de ATM. Especificamente, AAL1 e AAL5 são recomendados como parte de H.310 . Conexões em ISDN são gerenciadas pelo protocolo H.321 .
Applications
acima da camada de Adaptação , há uma série de diferentes pilhas de protocolos , cada um atendendo a uma aplicação diferente. H.310 é destinado ao uso em multimídia streaming em tempo real para aplicações de conversação , como vídeo -conferência. No entanto, também é usado para vídeo sob demanda, transmissão de TV , sistemas de vigilância e de mensagens. Estas aplicações são classificados em cinco categorias: gerenciamento de chamadas , Transmissão de áudio , transmissão de vídeo , sincronização de sinalização e T.120
Áudio e Vídeo
Estas duas categorias são a principal . aplicações para H.310 . Ambos usam o H.221 e recomendações da UIT H.222 para transmissão de dados de áudio e vídeo digitalizados. H.222 é também conhecido como MPEG 2 . Esta é uma norma para a conversão de vídeo em dados digitais e inclui um método para a compressão de dados . H.221 é um padrão que especifica a segmentação de dados e elaboração de fluxos de vídeo transitadas redes ISDN .
T.120
T.120 é uma recomendação ITU para videoconferência . É a tecnologia por trás do Microsoft NetMeeting. O padrão é intitulado " T.120 : Multipoint de conferência de dados e comunicação em tempo real protocolos" e inclui uma série de outras normas , na sua definição ( T.121 , T.122 , T.123 , T.124 , T.125 , T 0,126 e T.127 ) . A suíte T.120 também permite o compartilhamento de aplicativos e transferência de arquivos.
Chamada Gestão e sincronização Sinalização
"Sync Sinalização " envia dados de controle e para trás entre os participantes de um vídeo-conferência. H.310 utiliza as normas de sinalização criados para DSS2 (Digital Subscriber Sistema de Sinalização No.2 ) coordenar o controle de fluxo e definir uma velocidade de relógio comum para sincronizar as taxas de transferência de dados. H.310 contém dois métodos de implementação. Um método de sinalização nua que os canais ao longo do mesmo fluxo de dados de áudio e de vídeo, ou um sistema de mensagens mais complicado - conhecido como gerenciamento de chamadas - que estabelece uma conexão separada para dados de controle. O método de gerenciamento de chamadas tem três pilhas de protocolos diferentes. Um usa os protocolos H.242 e H.230 para monitorar transferências de áudio e interface para redes ATM via AAL1 . Os outros dois são mais adequados para ligações RDIS , mas pode viajar através de redes ATM através AAL5 .