Na terminologia de rede, um protocolo refere-se ao conjunto de normas elaboradas para sessões de comunicação para executar de forma padronizada . Neste sentido, o termo " protocolo de acesso à rede " é usado coletivamente para o conjunto de camada de enlace ( nível operacional ) e camada de rede (nível físico ) protocolos , que operam em conjunto a fim de regular e compartilhar o controle de pacotes de dados - dados associados com endereço e comunicação de gerenciamento de sessão - dentro de uma hierarquia de rede fechada , por exemplo, em redes locais . Funções
Existem várias funções fundamentais associados com protocolos de acesso de rede em um sistema de rede fechada. Por exemplo, funções como a atribuição de endereços de rede , gerenciamento de nó e de descoberta ; estabelecimento da ligação e identificação do caminho mais curto entre dois nós distantes em uma única rede , e criar conexões diretas ponto -a-ponto entre os elementos da rede são algumas das principais funções associadas a protocolos de acesso à rede .
Tipos
todos os protocolos de rede que operam ao longo do enlace de dados ea camada de rede de uma rede de computadores são classificados como protocolos de acesso à rede. Estes incluem ARP ( Address Resolution Protocol ) , NDP (protocolo de descoberta de vizinhos ) , PPP ( Protocolo Ponto a Ponto ) , protocolo de tunelamento , OSPF ( abrir caminho curto primeiro ) protocolo e protocolos de acesso de mídia de camada de enlace .
protocolos de acesso
modo de funcionamento
rede operam sob um modo transparente - as suas operações e funções não são visíveis de uma rede de computadores os usuários finais. Além disso, seu controle , configuração e gerenciamento também não são a tarefa dos utilizadores finais , uma vez que esses protocolos simplesmente correr no fundo de sistemas operacionais de computadores de uma forma auto- controlado.