? Um protocolo de roteamento refere-se a um protocolo, ou padrão , que dita como roteadores no computador interface de redes entre si. RIP , ou Routing Information Protocol , é um protocolo de roteamento usado em LANs e WANs. As versões do RIP incluem RIP 1 e RIP 2. RIP 1
RIP 1 , a especificação RIP original usa roteamento de rede classful . Classful redes , utilizado em grande parte para o roteamento de Internet de 1981 até 1993, quando Classless Inter -Domain Routing foi introduzido, divide espaço de endereços Internet em classes, que por sua vez define o tamanho da rede . RIP 1 não carrega nenhuma informação subnetmask ou prefixos de roteamento em uma sub-rede Internet Protocol , tornando-o , assim, impossível de conter diferentes sub-redes de tamanho dentro da mesma classe de rede.
RIP 2
PIR 2 , também conhecida como RIPv2 , foi desenvolvido em 1993 em resposta às deficiências no padrão RIP 1 . RIP 2 carrega sub-rede e máscara de subrede informação e suporta CIDR , ou Classless Inter-Domain Routing. Classes Inter -Domain Routing refere-se a um sistema de métodos usados para distribuir ou alocar endereços IP e pacotes rota Internet Protocol, que são grupos de dados.
RIPng
RIP , ou RIP próxima geração , refere-se a uma extensão do RIP 2 desenvolvida para suportar a próxima geração do Protocolo Internet , ou IPv6. IPv6 , abreviação de Internet Protocol versão 6, o sucessor do protocolo IPv4, é usado para internetworking de comutação de pacotes .