? Redes de computadores envolve muitas peças diferentes de hardware e software que ajudam a mover dados de um computador para outro. Esses elementos diferentes não poderiam trabalhar juntos a menos que tivessem um entendimento comum de formatos , códigos e procedimentos operacionais . Um protocolo é uma combinação desses fatores codificados em um padrão comum. Hardware
Todo o hardware contribuindo para uma rede deve ser compatível e capaz de sincronizar dados. Não seria possível usar um cabo de rede se o seu conector não se encaixam nas tomadas de computadores e equipamentos de rede . O equipamento de rede precisa de saber a capacidade de tensão do cabo , a fim de aplicar um pulso elétrico para representar dados binários. O emissor eo receptor de dados tem que trabalhar em uma velocidade de relógio comum para derivar o início eo fim de cada bit de dados binários sendo transmitidos . Os organismos internacionais de normalização publicar as especificações para cabos, conectores , tomadas e configuração de equipamentos de rede para reforçar a compatibilidade entre estes elementos.
Software
Um roteador não seria qualquer uso , se nenhum dos computadores na rede sabia como lidar com pacotes no formato que router compreendido. A aplicação informática não seria capaz de usar uma rede se ele não sabia que o conjunto do software de rede residente comando . Estes são exemplos em que os diferentes elementos da rede precisam coordenar suas instruções. Protocolos permitir essa comunicação , estabelecendo um conjunto neutro de procedimentos e formatos.
Proprietary Protocolos
Um conjunto de padrões não tem que ser aprovado por um organismo de normalização internacional , a fim de ser um protocolo. Qualquer especificação de formatos , códigos ou de configuração de software ou hardware de rede é um protocolo , mesmo que só é compartilhado dentro de uma empresa . Este é um protocolo proprietário , também conhecido como um protocolo de " fechada " . O requisito mínimo para escrever um protocolo útil para o desenvolvimento é que as várias pessoas que trabalham no projeto devem coordenar seus esforços para produzir um produto de trabalho . Em alguns casos , as empresas utilizam os seus protocolos proprietários como uma vantagem comercial , licenciamento de sua utilidade para os associados , a criação de uma aliança privada e garantir que mais produtos compatíveis com seus padrões de chegar ao mercado .
Abrir Protocolos
Coordenação das actividades da rede torna-se mais complicado quando se conectar através da Internet. Pessoas que trabalham em diferentes países pode ser competitivo com ou mesmo hostis entre si e podem não querer dar outra nação ou desenvolvedor de uma vantagem competitiva , seguindo os seus protocolos. As organizações internacionais de normalização remover qualquer vantagem política com a publicação de seus protocolos de rede pública , e, geralmente, de forma gratuita. Estes protocolos garantir a conectividade global e também conduzir a tecnologia de rede para a frente , aumentando a concorrência entre os produtores de produtos compatíveis.