redes de computadores são onipresentes na sociedade moderna. Enquanto eles foram mobilizados uma vez principalmente em empresas que poderiam ter recursos para pagar o equipamento e conhecimento que as redes necessárias , os avanços em software e hardware já fizeram redes acessíveis para uso profissional e doméstico iguais. Na implantação e manutenção de redes, há uma série de ferramentas de software e hardware . Roteadores
Roteadores são ferramentas fundamentais na construção de uma rede . Estes são os dispositivos que aceitam dados de diferentes computadores conectados em uma rede, atribuir endereços para cada computador (ou nó ) na rede e encaminhar os dados para o seu destino alvo. Para pequenas redes, como uma rede doméstica residencial, um único roteador é todo o equipamento de rede necessário, mas as operações empresariais maiores podem empregar vários roteadores diferentes para completar a rede.
Modems
< br Modems>
são dispositivos que se conectam a rede para a maior rede que é a Internet. Quando os computadores solicitam dados de um servidor remoto (ou seja , um site ), a solicitação de dados é enviado primeiro para o roteador , que envia o pedido através do modem. O modem recupera os dados e envia de volta para o roteador . O roteador então encaminha os dados a partir da Internet para o computador que o solicitou.
DHCP
Dynamic Host Configuration Protocol ( DHCP) é uma ferramenta de software que automatiza o processo de atribuição de endereços únicos dentro de uma rede . Enquanto a rede terá um endereço de IP único em relação ao resto do mundo , os computadores dentro de uma rede tem endereços de IP originais em relação uns aos outros . DHCP faz com que administrar uma rede mais fácil para os leigos , uma vez que eles não precisam do conhecimento técnico necessário para gerar e atribuir endereços IP , e para os administradores de sistema profissionais , porque eles não precisam mais manter manualmente o controle de endereços IP. DHCP está instalado no firmware da maioria dos roteadores modernos e na maioria dos sistemas operacionais modernos.
Porto Scanning
Depois administradores instalar e configurar uma rede, o próximo passo é para garantir que a rede . Enquanto as redes permitem o compartilhamento de informações e produtividade , eles também expõem computadores a um maior grau de risco. Porque vincular redes juntos diferentes computadores e da Internet , eles dão hackers rotas para computadores individuais e vírus caminhos para espalhar a partir de um único computador infectado para uma rede inteira . Software de digitalização do Porto permite que um administrador olhar para ver o que os endereços de software , ou " portas ", os computadores estão ouvindo para dados. Programas específicos ouvir portas específicas para os dados , e uma porta aberta é uma porta de entrada potencial para um hacker. Ao localizar aberto, mas desnecessário, portos , os administradores podem reforçar a segurança de uma rede.