arquitetura cliente-servidor tem sido um padrão no mundo da TI . CEO da Microsoft, Steve Ballmer salientou a sua importância , em 2005, durante o lançamento do Office Live , dizendo: " . Sabemos que precisamos para evoluir nossa plataforma de cliente e servidor todo o caminho para a nuvem " No entanto, essa arquitetura traz consigo alguns perigos . O sistema cliente-servidor depende muito da força de uma única máquina para suportar um grande número de clientes , e isso pode ser perigoso para sistemas importantes que necessitam de 100 por cento de uptime. Hardware
Mesmo os sistemas operacionais mais estáveis rodar em hardware, e hardware pode ter problemas. Na arquitetura cliente-servidor, muitos clientes dependem de um único servidor para fornecer-lhes os dados ou um serviço , se esse servidor precisa ser mantido ou substituído , ele pode deixar um grande número de clientes inúteis . Poeira, tempestades elétricas , umidade e qualquer outra coisa que normalmente afetam uma máquina pode derrubar toda uma rede , uma vez que todos dependem de um.
Confiança
mais clientes redes - servidor, é necessária uma certa dose de confiança. Por exemplo, ao enviar um pedido a um servidor, os clientes esperam um certo resposta de volta . Se algo vier a fazer com que a resposta não correspondem às expectativas , o cliente pode falhar ou mau funcionamento. O software malicioso e as pessoas podem explorar essa confiança para seus próprios fins.
Networking
arquitetura cliente-servidor , por sua própria natureza se baseia na comunicação , geralmente através de um de rede tal como a Internet . Se a conectividade for interrompida , os benefícios de vários computadores que colaboraram, é perdido, e um ou ambos os lados pode não ser capaz de funcionar de todo.
Scaling
Redes que usam uma arquitetura cliente- servidor também acham que a escalabilidade é limitada. Se uma rede cresce mais do que o servidor pode segurar, pedidos de clientes podem fazer backup ou parar completamente. A única opção nesse caso é atualizar o servidor ou olhar para outra topografia.