? O termo "computação invisível " foi cunhado pela primeira vez por Donald A. Norman, um projeto e professor de engenharia de usabilidade. Ele usou este termo quando se fala sobre a melhor forma de projetar ferramentas de base tecnológica - a idéia é que os usuários devem pensar em suas ferramentas em termos de como eles ajudam em vez de o que são. A meta para o projeto de uma ferramenta baseada em tecnologia é a parte do computador para tornar-se invisível para o usuário. De acordo com Norman, a mais visível de todas as ferramentas baseadas em tecnologia é o computador pessoal. No entanto, através do emprego de algumas das técnicas de projeto discutidos por Norman , os projetistas começaram a encontrar maneiras de tornar a tecnologia em computadores pessoais menos visíveis. Característica Creep
Norman atribui a natureza visível do computador pessoal para caracterizar fluência. Quanto mais apresenta uma ferramenta baseada em tecnologia tem , mais complexo e, por vezes , torna-se difícil de usar. Por exemplo, um dos primeiros programas de processamento de texto , lápis Eléctrica, ofereceu 50 características diferentes de um usuário , era fácil de aprender todo o programa e trabalhar com ele . Hoje , o Microsoft Word oferece mais de 1.000 recursos , fazendo com que a parte de tecnologia do programa mais visível do que o de seus antecessores mais simples.
Tendências
computadores pessoais podem ser feitas menos visível é mudar a forma como os sistemas e programas para eles são projetados . Freqüentemente, os projetos para os computadores pessoais se concentrar em tecnologia de primeira e usabilidade segundo. Quando esse pensamento é invertida , os designers criam projetos simples e intuitivos que tornam a tecnologia envolvida em computadores pessoais parecem invisíveis .
Elements of Design Usabilidade- Focada
algumas abordagens tornar a tecnologia em computadores pessoais menos visíveis : design simples , aderindo às convenções existentes e usando os recursos existentes. No projeto simples, ferramentas são fáceis de navegar e intuitivo de usar. Mapeamento é um exemplo. Quando alguém vira o volante em um carro para a direita, o carro se move para a direita. Aplicações onde um usuário pode adivinhar como as coisas devem funcionar são ideais para a concepção de produtos com tecnologia invisível. Aderindo à convenção refere-se à criação de ferramentas que dependem de idéias existentes de como as coisas devem funcionar . Por exemplo , alguns tipos de teclados tornam possível escrever mais rápido do que um teclado QWERTY , mas o teclado QWERTY é o padrão . Se um designer apresenta um teclado melhorado , a sua curva de aprendizagem torna -se mais difícil de usar. Designers também podem tornar a tecnologia em um computador pessoal menos visível através da reutilização de convenções estabelecidas . Se um elemento de um computador funciona de uma determinada maneira e o padrão para usar esse elemento se repete ao longo de novos produtos , o produto como um todo é mais fácil de aprender e intuitivo de usar.
Emotional Design
Quando os usuários a encontrar a tecnologia irritante devido ao design, eles estão menos inclinados a usar o produto. Um projeto pode provocar uma resposta emocional negativa por ser difícil de usar ou oferecendo estética desagradável . Designers têm feito progressos em mover os computadores pessoais mais perto invisível nessa área , criando mais leves , dispositivos esteticamente agradáveis que os usuários podem facilmente transportar .