Ao projetar um Storage Area Network , ou SAN , há muita discussão sobre as diferentes camadas da SAN . Tiers são uma forma abreviada de quebrar o SAN em diferentes níveis de custo e desempenho . O que é um Storage Area Network?
A SAN é um ou mais dispositivos de armazenamento conectados à rede , geralmente com interruptores e cabos de fibra óptica de alta velocidade . Um tipo de dispositivo de armazenamento é um servidor especializado com muitos discos rígidos. Aparelhos de armazenamento são projetados para mover dados de e para o mais rápido possível . Outro tipo de dispositivo de armazenamento é uma biblioteca de fita, usado para armazenar backups de dados.
Por que colocar os dados em uma SAN ?
Uma SAN coloca todas as informações em um sub - rede separada . Isso permite que os dados sejam mais facilmente compartilhados entre diferentes computadores e servidores na rede . Movendo os dados fora dos servidores também torna mais fácil para substituir servidores , pois os dados não precisam ser migrados do servidor antigo para o novo.
Nível quê? < Br >
Porque existem diferentes classes de dados , a maioria dos administradores de quebrar o SAN em diferentes camadas ou níveis. Nível 1 é usado para armazenar os mais críticos e os dados usados com mais freqüência . Tier 1 unidades serão as unidades mais rápidas e robustas na SAN . Um exemplo de uma camada de dados seriam os carrinhos de compras em uma loja de internet , que podem ser atualizados centenas ou milhares de vezes por segundo. Tier 2 armazenamento seria acessado com menos freqüência , e é geralmente em unidades mais lentas e menos caros. A descrição dos produtos no site de um varejista pode ser armazenada na seção de nível 2 da SAN . Tier 3 é o nível de armazenamento mais lento e menos dispendiosa de armazenamento. Os dados que não mudam com freqüência ou em tudo é armazenado na fase 3. Nível 3 Os dados pode ser o fim de relatórios de vendas mês, que nunca são alteradas depois de serem escritas .
Por que separar os dados ?
Assim como automóveis cobrem uma ampla gama de pontos de preço e níveis de desempenho , os preços do disco rígido e desempenho variam muito. Unidades Servidor grau são classificados por tamanho, velocidade, tempo de busca , e tempo médio antes da falha (MTBF) . Tamanho é simplesmente uma medida , em gigabytes ou terabytes , da quantidade de dados se encaixa no disco. Velocidade refere-se a quão rápido os pratos na rotação da unidade. Tempo de busca descreve como rapidamente um pedaço específico de informação pode ser encontrada no disco. Tempo de busca é determinada, principalmente, pelo tamanho e velocidade . MTBF dá uma medida da durabilidade de uma unidade.
Ao separar os dados em diferentes níveis , o designer SAN pode comprar o menor número de unidades de super desempenho, são realmente necessários , e usar as unidades mais baratas , onde que o desempenho é aceitável .