The National Marine Electronics Association, ou NMEA , tem seu próprio padrão para interface com eletrônicos marinhos . O padrão NMEA é frequentemente usado em Sistema de Posicionamento Global , ou GPS, dispositivos de navegação . Quando o dispositivo NMEA transmite dados , ele faz isso usando frases de dados. Uma sentença NMEA começa com o caractere "$" e termina com o retorno de carro /sequência de caracteres de avanço de linha . O padrão NMEA usa palavras de código especiais a transmitir dados . Se você tem um conjunto de dados NMEA , na forma de um arquivo de saída , você pode aprender a ler as frases , estudando o padrão NMEA . Instruções
1
Localize o começo de uma sentença NMEA , que sempre começa com um caractere "$". Para dispositivos de GPS , o caractere " $" é sempre seguido pelo personagem seqüência "GP ".
2
Leia os próximos três caracteres. Estes correspondem ao tipo de dados a frase . O tipo de dados determina a natureza dos dados contidos na mensagem . Por exemplo , um tipo de " AAM " dados significa que a sentença NMEA se refere a um " alarme de chegada Waypoint ", que ocorre quando uma unidade GPS chega a um waypoint especificado.
3
Consulte o padrão NMEA para saber exatamente o que os dados seguindo o tipo de dados realmente significa. Esta norma define claramente o que cada pedaço de dados significa. Por exemplo, considere o código :
$ GPRTE , 1,1 , c, 0 * 07
Os estados padrão que o tipo de dados é usado para indicar os nomes dos waypoints usados em um determinado rota . O primeiro número seguinte é o número de sentenças que os usos de transmissão de dados (1). O número que se segue que se refere a que esta frase de dados pertence ( também 1 ) . A letra " c " refere-se ao fato de que a sentença enumera uma lista completa de todos os pontos de interesse nesta rota. O próximo número identifica a via ID . Os caracteres após o caractere asterisco são um valor de checksum usado para validar a integridade dos dados .