pequenos, redes heterogêneas usar o Routing Information Protocol (RIP) para o tráfego de rede de rotas entre redes gerenciadas por meio de dispositivos de roteador. Apesar de ser um protocolo mais antigo , os administradores de rede implantá-lo por causa de sua compatibilidade entre a maioria dos roteadores . Instruções
1
Conecte-se ao roteador por meio de uma sessão de console usando um telnet ou aplicação SSH. Autenticar no roteador e confirmar o estado do protocolo de roteamento que utiliza digitando " show ip protocols " e apertar a tecla "Enter" . Se este comando retorna a declaração " protocolis roteamento ' rip '", então a configuração RIP pode só precisa ser modificado. Este comando também exibe a versão do RIP habilitado e dados adicionais de configuração.
2
Digite o comando " router rip " e pressione "Enter" para activar o protocolo RIP . O console não irá retornar uma confirmação.
3
Digite o comando " versão 2" e bater a tecla "Enter" para configurar o roteador para usar RIPv2 .
4
Digite o comando " no auto-summary " e pressione "Enter" para desativar o recurso de auto- resumo do RIPv2 .
5
Configure cada roteador vizinho na rede de área local (LAN) com as mesmas configurações para garantir a compatibilidade e desempenho .