Em muitos aspectos, assemelha-se a uma rede de computador do cérebro humano da maneira que ele funciona . Como os neurônios , as unidades individuais ou nós dentro de uma rede comunicar e para trás com outros nós. O desempenho global ea saúde de uma rede de computadores - e seu cérebro - depende da saúde de cada nó e cada conexão entre eles. Gânglios e Munin são duas ferramentas de monitoramento de rede de computadores que ajudam os administradores de sistema para avaliar e melhorar a saúde de suas redes. Gânglios Overview
Ganglia é uma ferramenta de monitoramento para conglomerados complexos de computadores ligados entre si através de conexões de rede. Gânglios monitora o tráfego de rede entre clusters de computadores ligados a outros grupos , formando sistemas de computadores de alto desempenho usados para cálculos de negócios, ciência e engenharia . Ganglia é um software livre de código aberto licenciado sob a licença BSD. Código de gânglios pode ser compilado e executado em vários sistemas operacionais diferentes e unidades de processamento central
Vantagens Gânglios
Gânglios consiste de duas partes : . O daemon Gânglios que é executado em cada nó na rede e a extremidade dianteira baseada na Web que agrega e processa os dados de cada nó . Gânglios Web dá a visão do administrador em saúde geral da rede , incluindo o uso da unidade de disco , o número de processos em execução , que partes da rede são utilizados mais do que outros e que nós são para baixo ou de baixo desempenho . Com Gânglios Web você pode arbitrariamente agrupamentos agrupar para fins de relatório. Gânglios grava os dados que recolhe no XML portátil ou formatos de representação de dados externos que são facilmente lidos e processados por um software disponível na maioria dos sistemas de computador.
Munin Overview
Munin é uma ferramenta de monitoramento de rede open source licenciado sob a Licença Pública Geral GNU. Munin é projetado para redes menores de computadores e dispositivos do que gânglios. Cada nó na rede executa um daemon aplicação Munin que reúne informações sobre seu próprio estado . A aplicação mestre Munin é executado em um único host e, periodicamente, reúne e registra informações de cada nó . Munin está escrito na linguagem de programação Perl. Ele roda em Linux , FreeBSD, NetBSD , Solaris, AIX, OS X e sistemas operacionais HP- UX.
Vantagens Munin
Munin se concentra em dados ou tendências históricas. De acordo com seu site, Munin ajuda a determinar "o que é diferente hoje " sobre a sua rede . Capacidade de coleta de dados do Munin pode ser estendida com o uso de plug-ins. Munin exibe seus dados através de uma interface baseada na Web personalizável. Existem plug-ins disponíveis que lhe permitem criar visualizações gráficas de seus dados. Atualmente, Munin tem suporte completo para Internet Protocol versão 6 ou IPv6 redes .
Qual ferramenta utilizar
Se você gerenciar uma rede muito grande e diversificada de vários grupos de computadores separada geograficamente , gânglios é a escolha óbvia . Alguns dos códigos de Ganglia é compilado para cada nó , assim que seu desempenho não é prejudicado quanto a sua rede cresce . Cada cluster gânglios pode ter nós até 2000 . Gânglios é usado pelo Twitter , o San Diego Supercomputing Center, a Industrial Light & Magic , Virginia Tech, Microsoft , NASA, National Institutes of Health , Harvard e CERN. Por outro lado , Munin é mais adequado para os administradores de redes menores que precisam de ser capaz de identificar e corrigir problemas , examinando a história da rede. Porque Munin é escrito em Perl, sua funcionalidade pode ser estendido usando a enorme arquivo de testada código Perl e documentação no Comprehensive Perl Archive Network ou biblioteca CPAN .