Sempre que dois ou mais computadores estão ligados entre si , formam uma rede de área local, ou LAN. Quando duas ou mais redes locais estão ligados , eles formam uma rede de área ampla , ou WAN . WANs pode chegar entre os estados , bem como oceanos, mantendo todos os locais da empresa ligados entre si. Tipos de LANs incluem peer-to- peer cliente-servidor e , enquanto os tipos de WAN incluem projetos ponto-a- ponto e multiponto. Peer-to- peer LAN
Um projeto LAN peer-to -peer é simples e de baixo custo para um pequeno número de computadores , como dois ou mais computadores em um pequeno escritório. Cada computador neste projeto podem se comunicar diretamente com todos os outros, como um colega , que dá acesso a segurança foi concedida para autorizar o acesso ao computador a cada um dos recursos de seus pares, como arquivos ou uma impressora conectada diretamente . Se os computadores estão executando o sistema operacional Microsoft Windows , o número de computadores e impressoras você pode se conectar para o melhor desempenho é determinado pela versão do Windows.
Cliente-Servidor LAN
um cliente-servidor LAN, computadores se conectam através de um servidor ao invés de diretamente para o outro. Servidores estão normalmente localizados em uma sala de informática segura, e fornecer recursos de aplicativos, armazenamento e impressora para todos os computadores cliente na LAN. Para garantir o máximo de desempenho , os servidores estão equipados com o aumento recursos de memória e processamento. Os servidores podem acessar armazenamento em disco rígido com localização central, tornando mais fácil para fazer backup e proteger os arquivos do cliente na rede. Do ponto de vista da administração, LANs cliente-servidor oferecem a capacidade de manter o sistema operacional e recursos de segurança de um servidor central. Este tipo de LAN pode facilmente acomodar várias centenas de trabalhadores em um escritório com a opção de vários servidores.
Point-to -Point WAN
Um ponto - a-ponto WAN fornece uma rede com serviço de transporte projetado para acomodar as necessidades de largura de banda de computadores clientes. Para uma pequena empresa com dois escritórios, se eles estão localizados em toda a cidade , em diferentes estados ou mesmo países diferentes , um projeto de ponto- a-ponto WAN torna possível para as LANs em ambos os escritórios para trocar informações. Quando uma WAN é introduzido numa rede local de trabalho , cada local deve ser equipado com routers . Os roteadores fornecem conectividade com a WAN e LAN de cada local para a troca de informações entre os escritórios .
MPLS WAN
Multiprotocol Label Switching , ou MPLS , conecta cada local de trabalho site para rede MPLS de um provedor de telecomunicações. Este serviço WAN é flexível e pode suportar diferentes tipos de transporte, para um edifício , com base no tipo de conectividade requisitos para cada local . Exemplos de diferentes requisitos podem incluir centros de alta capacidade de dados, um prédio de engenharia que requer alta velocidade, Ethernet óptica ou vários locais de acesso com necessidades de largura de banda previsíveis . Cada site se conecta à rede MPLS usando um roteador para estabelecer a conectividade de rede da operadora de telecomunicações. MPLS pode apoiar as organizações de todos os tamanhos , incluindo aqueles com milhares de locais em todo o mundo e aqueles com apenas um punhado de locais.