O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) produz recomendação 802.1X como a recomendação definitiva para autenticação de acesso a redes locais ( LANs). O padrão foi escrito originalmente para atender às redes Ethernet , mas agora se estende a todas as formas de LANs , incluindo fibra óptica e wireless. Características
Os padrões 802.1X estão centradas na Extensible Authentication Protocol (EAP) . Este sistema é flexível , pois permite que diferentes algoritmos de autenticação para ser extra. É por isso que é chamado de " extensível ". Os diferentes sistemas de segurança que podem ser anexados ao protocolo são chamados de " Métodos ".
Função
computador do usuário que está acessando é a chamada " suplicante ". O suplicante se conecta a um " autenticador " através de uma ligação protegida por EAP . O autenticador é geralmente um switch de rede. Esta é uma peça de hardware que protege o servidor de autenticação do contato direto com o mundo exterior. O autenticador passa no diálogo entre o suplicante eo servidor de autenticação .
Procedimento
O servidor de autenticação verifica as credenciais suplicantes , que geralmente são apresentados no forma de um nome de usuário e senha. Uma vez que os direitos de acesso suplicantes são verificados , o autenticador permite o tráfego a partir dessa fonte até a rede protegida .