? Embora os vírus e outras formas de malware obter o máximo da atenção quando se trata de segurança do computador, se você tem uma rede doméstica sem fio , o elo mais fraco na sua cadeia de segurança pode ser você . Se você operar sem o uso de alguma forma de segurança sem fio , a rede está aberta para o mundo para analisar, usar e até mesmo roubar . Para garantir a sua rede é tão segura quanto possível, você pode criptografar o tráfego usando o protocolo de segurança sem fio mais recente chamado Wi- Fi Protected Access 2 ( WPA2) . Visão geral de segurança sem fio
Quando você usa um roteador sem fio ou modem para configurar a sua rede doméstica , você está transmitindo seus dados via ondas de rádio. Este sinal , embora relativamente fraco, pode viajar muito além das paredes de sua casa . Sem segurança , qualquer um com uma placa de rede sem fio pode acessar sua rede. Para evitar isso, você precisa usar um dos protocolos de segurança sem fio disponíveis . Atualmente, existem três protocolos em uso generalizado para redes domésticas . Em ordem de menos para o mais seguro , eles são com fios Equivalent Protocol (WEP) , Wi- Fi Protected Access (WPA) e Wi- Fi Protected Access 2 ( WPA2) .
WPA Overview
WPA foi introduzido pela primeira vez para fazer a ponte entre o velho padrão WEP eo novo padrão WPA2. Com WEP, a rede usada ou uma chave de 40 bits ou 128 bits que só mudou quando o usuário alterou o código de acesso . Hackers poderiam pacientemente monitorar os pacotes enviados através da rede, recolhendo pequenos pedaços de informação de cada um, até que finalmente tinha dados suficientes para gerar a chave. WPA introduziu criptografia por pacote, o que significa que cada pacote usa uma chave gerada especialmente para esse pacote. Este anulou o pacote mais comum sniffing técnica de intrusão.
WPA WPA2 vs
WPA foi introduzida para preencher a lacuna entre WEP e WPA2 , permitindo que equipamentos mais antigos para usar a criptografia por pacote. Para conseguir isso, WPA usaram um método chamado Temporal Key Integrity Protocol (TKIP) , que usou o padrão de criptografia RC4. Este é o mesmo padrão que usa WEP . Em vez de TKIP e RC4 , WPA2 utiliza Modo Contador com Cipher Block Chaining Mensagem Authentication Código Protocol ( CCMP ) e Advanced Encryption Standard (AES) . CCMP também usa criptografia por pacote, mas ele usa o AES com até uma chave de criptografia de 256 bits, que é consideravelmente mais seguro do que o RC4.
Vulnerabilidades
embora WPA2 é uma grande melhoria em relação ao WEP e excede os padrões de segurança exigidos pela maioria dos usuários domésticos , ainda existem vulnerabilidades hackers habilidosos podem explorar . Felizmente, a maioria dos problemas de segurança são facilmente sanado , uma vez que são descobertas e atualizações de firmware questão fabricantes de equipamentos que reparar as vulnerabilidades . Portanto, a melhor defesa contra essas vulnerabilidades é manter o seu equipamento de rede up- to-date e sempre instalar o firmware mais recente para os seus dispositivos .