Embora o termo "Wi" seja ambíguo (pode se referir a muitas coisas), supondo que você esteja se referindo a um sistema de arquivos típico ou a um sistema com contas de usuário (como um wiki, um sistema de gerenciamento de trabalho ou uma simples unidade de rede), aqui estão três tipos comuns de permissões de controle de acesso, geralmente representadas com variações de leitura, leitura e exceção:
1.
Leia: Essa permissão permite que um usuário ou grupo visualize o conteúdo de um arquivo ou diretório ou leia dados de uma entrada de banco de dados. Eles não podem modificar isso.
2.
Escreva: Essa permissão permite que um usuário ou grupo modifique um arquivo ou diretório (crie, exclua, renomeie ou altere conteúdo) ou atualize uma entrada de banco de dados.
3.
Execute: Essa permissão permite que um usuário ou grupo execute um arquivo (normalmente um programa ou script). Para um diretório, geralmente significa que o usuário pode inseri -lo (atravessá -lo).
Essas permissões são frequentemente combinadas, o que significa que um usuário pode ter lido e gravar acesso, mas não executar, ou apenas acesso somente leitura, etc. A implementação e terminologia específicas podem variar um pouco, dependendo do sistema (por exemplo, sistemas do tipo UNIX usam convenções ligeiramente diferentes que o Windows).