A
rede privada é muito mais seguro do que uma rede pública. Aqui está o porquê:
*
Controle de acesso: As redes privadas restringem o acesso apenas a usuários autorizados. Isso geralmente é alcançado através de coisas como nomes de usuário, senhas, restrições de endereço IP e firewalls. As redes públicas, por natureza, estão abertas a qualquer pessoa dentro do alcance.
*
Criptografia de dados: Redes privadas geralmente empregam protocolos de criptografia para proteger os dados transmitidos em toda a rede. Embora algumas redes públicas possam oferecer criptografia (como o HTTPS para o tráfego da Web), ela não é garantida e garantir que todos os aspectos da comunicação em uma rede pública sejam significativamente mais desafiadores.
* Monitoramento de segurança: Redes privadas são mais fáceis de monitorar e gerenciar violações de segurança. Os administradores podem implementar sistemas de detecção de intrusões e outras medidas de segurança para identificar e responder a ameaças. As redes públicas oferecem pouco ou nenhum controle.
*
Segurança física: A infraestrutura física de uma rede privada pode ser garantida, limitando o acesso físico ao equipamento e reduzindo o risco de adulteração. Os pontos de acesso Wi-Fi públicos geralmente não têm forma de segurança física.
* Exposição de vulnerabilidades: As redes públicas são inerentemente mais vulneráveis a ataques, como ataques de homem no meio, escutas e malware. Redes privadas, com medidas de segurança adequadas, reduzem significativamente esse risco.
Em resumo, embora uma rede privada bem configurada ainda exija práticas de segurança robustas, oferece um nível de segurança muito superior em comparação com uma rede pública. O uso de uma rede pública sempre apresenta um grau significativo de risco.