Em um sistema cliente-servidor simples, um controles de servidor e gerencia um grupo de computadores chamado estações de trabalho. Um servidor pode ter vários programas e recursos que podem ser utilizados pelas estações de trabalho . Ele também pode atuar como um repositório central de todos os arquivos e processos em execução no sistema. Enquanto um sistema cliente-servidor pode ser caro para configurar , a flexibilidade , escalabilidade e acessibilidade que oferece a longo prazo mais do que compensou a desvantagem . Centralizada
arquivos , programas e até mesmo impressoras podem ser compartilhados em um sistema cliente-servidor . As estações de trabalho podem executar programas e arquivos de acesso do servidor , o que torna mais fácil de gerenciar e fazer backup de recursos de rede. Ele remove a carga sobre cada estação de trabalho , em caso de perda de dados. Além disso, em vez de instalar uma impressora para cada estação de trabalho , um servidor pode compartilhar uma impressora, que não só economiza dinheiro , mas o espaço também. Um servidor também pode gerenciar e implantar políticas de segurança em toda a rede . Ele protege a rede contra ataques externos causados por políticas errantes de usuários individuais . Um sistema cliente servidor pode responder mais rapidamente às ameaças porque os servidores supervisionar as operações de rede e pode detectar intrusões através de seus aplicativos de gerenciamento centralizados.
Scalable
No caso em que uma estação de trabalho é perdido ou danificado, a substituição e reconstruí-lo com o mesmo conjunto de aplicações e políticas é fácil, porque os servidores podem armazenar esses recursos. Quando novas estações de trabalho são adicionados , um servidor pode configurar imediatamente e automaticamente o conjunto de políticas e aplicativos de que precisa . Não há necessidade de instalar programas individualmente para cada estação de trabalho e configurar suas políticas de segurança .
Flexível
Um sistema cliente-servidor permite que a rede se adaptar facilmente a upgrades e novas tecnologias. Um novo sistema operacional ou uma atualização de software pode ser implementado a partir do servidor através da rede , sem muito tempo de inatividade ou inconveniente para os usuários . Em uma rede peer-to -peer , onde cada computador funciona de forma independente , a atualização para um novo sistema operacional que significaria passar de um computador para outro para atualizar. Além da tarefa de ser entediante, computadores experimentar um tempo de inatividade durante a atualização. Em um sistema cliente-servidor , grandes atualizações e atualizações podem ser implantados automaticamente após o horário de expediente para evitar qualquer tempo de inatividade.
Acessível
Um sistema cliente-servidor pode ser configurado com um acesso remoto. Isso significa que os usuários podem acessar a rede de segurança do lado de fora . Os servidores que permitem o acesso remoto oferecem diferentes tipos de conexão segura , como sem fio, rede privada virtual (VPN) , ou o acesso remoto dial-up. Apesar de manter a segurança da rede, um sistema cliente-servidor fornece aos usuários o conforto e conveniência de acessar a rede pelo lado de fora , se ' SA Acesso rápido para verificar e-mails ou um trabalho de privilégio casa.