? Usando um sistema cliente-servidor faz redes gerenciar e proteger mais fácil do que usando um sistema de peer-to -peer . Seus servidores dedicados funcionar como um sistema de gerenciamento centralizado no controle de todas as atividades da rede. Componentes
Um sistema cliente-servidor , incluindo servidores e estações de trabalho , também conhecido como clientes. As estações de trabalho são os computadores dos usuários dentro da rede , enquanto os servidores são designados para desempenhar funções específicas. Os servidores de arquivos armazenar todos os arquivos da rede. Os servidores de aplicativos contém todos os programas. Os servidores de correio são responsáveis por e-mails se movendo para dentro e fora da rede . Servidores de segurança proteger a rede contra invasões hacker ou não autorizado. Estes dispositivos incluem servidores proxy, servidores de firewall e servidores de anti -vírus.
Vantagens
Além de ter um método centralizado para a gestão da rede, um sistema cliente-servidor permite flexibilidade e escalabilidade. Quando um componente vai para baixo , é mais fácil para substituí-lo , porque os backups e métodos de segurança estão no local para acomodar perturbações e mudanças . Se uma rede está crescendo , é fácil adicionar mais computadores e adaptar-se às novas tecnologias , porque a transição de toda a rede pode ser feito através do sistema de gerenciamento centralizado.
Desvantagens
< br >
Para redes pequenas, um sistema cliente-servidor pode ser desvantajoso , porque é mais caro do que um sistema peer-to -peer . Um sistema de peer-to -peer não requer servidores dedicados e programas mais sofisticados de gestão da rede . Além disso, um sistema de cliente servidor é fortemente dependente de servidores para o funcionamento da rede. Uma vez que os servidores estão em baixa , a rede vai para baixo também.